..

2020/04/14

Tabela de preços Recauchutagem Leopoldo - 1954


Mais um pedaço de história, daqueles que nos mostram pormenores pouco conhecidos de como eram as coisas...
Num tempo em que não havia reciclagem, mas se fazia reciclagem, recauchutar pneus era uma forma natural de manter os veículos de 4, ou mais rodas, a circular.

Uma das empresas que fazia este serviço era a Recauchutagem Leopoldo, de Leopoldo Almeida, em Castelo Branco.

E nestas fotografias vemos a tabela de preços desta empresa, datada de 10 de Março de 1954. Esta tabela tem o formato de um pequeno livro, com formato próximo do A6 e tem uma capa em cartolina verde.

Assim que se abre a tabela de preços estão escritas condições gerais relacionadas com a recauchutagem de pneus e com os procedimentos relacionados com a recepção e envio dos pneus.

Em termos de conteúdo cada página tem os preços, de acordo com as diferentes medidas, para cada tipo de piso disponível.

Começa-se com o piso normal, segue-se o piso Michelin S, de borracha especial e o Michelin Stop.

Depois há uma página com os preços de pneus de piso militar e outra com os preços para pneus com piso normal para camião, com borracha especial.

Há ainda indicação dos preços para pneus de piso normal para camião, mas com "Mitalic". Ao lado desta página há a recomendação de só se colocarem a rolar os pneus recauchutados 15 dias depois de realizado o trabalho.

A terminar os preçários, há uma página que indica os valores para pneus com piso extra para camião. Nas considerações sobre a Recauchutagem Leopoldo, é referido que no método de recauchutagem não é dado calor nas paredes laterais do pneu, pois isso iria ressequir a carcaça do pneu.

No final desta tabela de preços há indicação de que foram impressas 2000 cópias, na Tipografia Feijão, em Castelo Branco, a 06/03/1954.

Na contracapa, que servia de postal de correios, há indicação de que a recauchutagem Leopoldo tinha uma filial em Évora, na Rua Serpa Pinto, 137. Há ainda uma anotação à mão, do motorista António Gonçalves, do Crato.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário