..

2020/04/06

Blindado Chaimite V 200 em Grândola (2/2)


Grândola é uma localidade que tem o seu nome imortalizado numa das canções de Zeca Afonso - "Grândola Vila Morena", onde a letra e a música nos levam para o que pode ser o poder, a força e as relações humanas.

Se esta localidade serviu de inspiração à canção referida, por sua vez a canção serviu de inspiração para a realização de um monumento onde este blindado Chaimite foi integrado.

Esta ligação resulta de a canção "Grândola Vila Morena" ter sido usada como sinal para o desenrolar da revolução do 25 de Abril de 1974, onde os blindados Chaimite tiveram um papel de destaque.

Nesta segunda parte de apresentação do blindado Chaimite V 200 em Grândola podemos ver que na torre foi recriada uma metralhadora e um militar, reforçando a ligação deste veículo com a Revolução dos Cravos.

O trabalho realizado na torre consistiu na inclusão dos elementos referidos, feitos em metal pintado,  de forma simplificada.

Deste modo mantêm-se a história viva e, por outro lado, permite-se que quem por ali passe tenha contacto direto com tudo o que é referido.

Inclusivamente para aqueles que gostam de ver pormenores mais técnicos do blindado Chaimite, da sua construção e concepção.
Quem não puder passar por lá, pode clicar nas fotos que acompanham este texto e ver melhor as fotografias que apresentamos.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário