..

2007/05/18

Chaimite na revista ACP (1975)


A revista do ACP 1/2 de Janeiro/Fevereiro de 1975 tem um artigo de 4 páginas sobre o veículo blindado Chaimite, da marca Bravia, fabricado pela VM (Veículos Motorizados).

No rescaldo do 25 de Abril, fazia todo o sentido falar de um veículo que ajudou a mudar o destino de Portugal. No artigo é referido que estes blindados militares começaram a ser concebidos em 1964, graças à recusa dos Estados Unidos da América em fornecer blindados ao Governo Português.
Inicialmente a Sorefame, as Oficinas Gerais de Engenharia e 60 pequenas empresas estavam encarregadas do fornecimento de componentes, passando mais tarde a Bravia e a VM a controlar o processo, que chegou aos 80% de incorporação de material nacional.

Na revista é referido que foram construídas 100 Chaimites para a guerra colonial, mas só 5 delas foram usadas na Guiné. As restantes aguardavam equipamento militar, pelo que estavam disponíveis para a revolução dos cravos.
O artigo está cheio de informação interessante (velocidade de 100 km/h, o veículo é anfíbio) para quem de algum modo está ligado a este veículo.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário