..

2010/06/07

Manual instruções e manutenção - Descamisador e descarolador de milho Tramagal DDM 143 M


Mostramos uma pequena relíquia pela sua raridade e antiguidade, trata-se de um manual de instruções e manutenção de um descamisador e descarolador de milho Tramagal DDM 143 M, fabricado pela Metalúrgica Duarte Ferreira, S.A.R.L.

Ainda que não conste nenhuma data no manual, podemos dizer que será de finais da década de 60 e tem alguns aspectos que o tornam curioso:
- A matriz do texto foi dactilografada à máquina de escrever (cuspindo para o ar, diria que num teclado nacional "HCESAR");
- A reprodução parece ter sido realizada em duplicador (daqueles à manivela);
- As imagens, de boa qualidade, estão impressas num papel de qualidade diferente (tipo "couchê");
- A encadernação foi realizada recorrendo a três agrafos metálicos;
- A capa é em cartolina.

O manual tem um ar amarelecido devido à idade, mas nem por isso perdeu a actualidade.
Ao contrário dos manuais de hoje, cheios de imagens e esquemas, neste predomina o texto.
De modo a que o blogue não fique sobrecarregado com as imagens do catálogo, optámos por apresentar algumas em formato mais pequeno. Para as visualizar em condições, devem clicar com o cursor do rato em cima das imagens.
..
...
As duas primeiras páginas são o índice, seguindo-se depois o conteúdo. As imagens estão colocadas no final. No final do texto há referência ao Departamento Agronómico da M. D. F.
..
..
Com a publicação deste manual, pretendemos divulgar o mesmo, como já fizemos com outros manuais (ver os que estão disponíveis gratuitamente na lateral direita do blogue), mas também criar condições para que quem ainda tenha este tipo de máquinas, as possa recuperar e/ou operar tendo como base documentos oficiais e da época.
..
..
Seria bom que instituições e museus (e até explorações agrícolas) que possuem este tipo de maquinaria agrícola pudessem dinamizar actividades, em datas previamente anunciadas e divulgadas, em que fosse permitido a utilização da maquinaria por interessados no assunto, bem como por simples curiosos, tendo a orientação de pessoas devidamente formadas. Só assim se mantém a memória colectiva viva.
..
.
De seguida, uma imagem com um dos lados da máquina, onde é possível observar a tremonha de alimentação da máquina.

Já na imagem seguinte é possível observar o local onde era feita a crivagem dos grãos de milho.
Pode-se observar de um lado da máquina e do outro, a marca Tramagal, bem como a borboleta que era o símbolo da marca.

As diferentes partes do descamisador e descarolador estão identificadas com números nas imagens, ajudando o leitor durante a leitura do texto.

Para ter acesso ao manual, basta fazer o download das imagens (em formato grande), para uma pasta criada para o efeito e depois imprimir as imagens (as imagens estão ordenadas de modo a que possam ser impressas pela ordem em que estão no manual).
Melhor serviço público é difícil!...

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário