..

2020/04/25

Folheto antigo blindado Chaimite V-400 MKII - Armamento de 90 mm


No Rodas de Viriato esta é a revolução que fazemos todos os dias, visando mudar a realidade para melhor.
Divulgar aspectos pouco conhecidos, relacionados com a história dos veículos fabricados em Portugal, mostrando que temos capacidade de produzir, mesmo quando faltam apoios, quando se é ignorado ou o produto final é subvalorizado.

A Bravia é uma marca que se encaixa bem nesta realidade. Mas o tempo e a história acabaram por fazer com que o blindado Chaimite V200, da Bravia, ficasse imortalizado num  marcante acontecimento da vida política e coletiva Portuguesa.

Falamos do 25 de Abril, assinalando-se hoje 46 anos deste acontecimento.
E sendo dia de festa, abrimos os nossos arquivos para um documento de peso: um folheto antigo da viatura blindada 4x4 Chaimite, modelo V-400 MK II, com canhão francês de 90 mm de calibre.

Este folheto antigo tem o formato A4, tendo 4 páginas.
Antes de analisarmos o interior, dois apontamentos importantes: No desenho técnico que ilustra a capa, na parte relativa à lateral do veículo só contamos 2 janelas, tendo o blindado Chaimite 3... Seria para ser mesmo assim; mas não foi, porque as várias versões tiveram todas a mesma base? Ou isto ainda é uma reminiscência do desenho do Cadillac Gage V100 (que só tinha duas janelas), que serviu de inspiração para o fabrico desta viatura?
Outra questão, a capa tem uma reimpressão. Por baixo do retângulo onde se lê: "Chaimite armoured car 4x4 model V-400 MK II (French Gun)", pode ler-se:
- "Outside - Chaimite armoured car 4x4 model V-400 MK I (Mecar Gun)";
- "Inside - Chaimite armoured car 4x4 model V-400 MK II (French Gun)".

Passando para o interior, vemos fotografias das torres que podiam equipar o Chaimite V 400.
As duas torres eram fabricada pela C.N.M.P. Berthiez, pesando a primeira 1850 kg; enquanto que a outra era uma versão melhorada, chamada Lynx 90 e pesava 2000 kg.
A acompanhar as fotografias estão escritas as características técnicas dos dois equipamentos referidos.

No verso podemos ver uma fotografia com os vários projécteis de 90 mm que podiam ser disparados pelas torres referidas anteriormente. Podiam ser munições de treino ou para combate, em confrontos com tanques de guerra.

As munições de 90 mm anti-tanque e A.P.C. (veículo blindado para transporte de pessoal) eram de fabrico francês, pela Lucheire ou pela G.I.A.T.

A terminar este folheto antigo do Chaimite V 400 temos os contactos do fabricante (a Bravia) e do agente de vendas, Trace S.A., situado no principado do Liechtenstein (sítio conhecido há uns anos por ser um local de lavagem de dinheiro…).

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário