2009/09/28

Manual Micromotor Pachancho (Braga - 1952)


Este manual do micromotor Pachancho (da Fábrica Nacional de Pistões Pachancho) para bicicletas foi colocado on-line por Daniel Ruas, originalmente no Portal dos Clássicos (muito obrigado pela cedência das imagens para publicação neste blogue).

Não é todos os dias que se vêem atitudes deste tipo, pois o normal é assistirmos à venda de manuais como este. Para além de poder ser muito útil aos interessados pelas rodas nacionais, também é um bom exemplo de como todos podemos viver melhor e saber mais tendo atitudes simples.

Este manual da Pachancho é datado de 1952 e foi impresso na tipografia PAX em Braga.

Segundo o que é escrito na introdução, este motor começou a ser pensado em 1949.

Pesava 9,5 kg e tinha 49 cc.

Ao longo do manual aparecem referências ao conjunto da mudança de velocidades.

Ao carter e acessórios...


Ao conjunto de engate...


Ao bloco do motor, culatra e acessórios...


À cambota e acessórios...


Aos acessórios para as mudanças de velocidades...


Ao sistema articulado das mudanças de velocidade...


Ao eixo pedaleiro e acessórios...

Ao carburador...


Ao magneto, roda intermédia e acessórios...

E uma descrição geral das peças do motor e acessórios.




Para passar este manual ao papel, o melhor é clicarem com (o cursor do) rato nas imagens e depois gravá-las no computador.
Depois de terminada esta tarefa, é só imprimir.

1 comentário

Anónimo disse...

Boa noite!
Queria deixar aqui expresso o meu obrigado pela publicação deste manual do motor Pachancho, pois trata-se de um elemento essencial para quem se dedica a esta "arte" de restaurar motos antigas. Assim, aproveito para saudar o sr Daniel Ruas que muito tem colaborado neste sentido, e a quem todos devemos agradecer!! Já agora, aproveito para dizer que tb sou possuidor de uma Famel Utilitária, que equipa com um motor Famel, se não igual, pelo menos muito idêntico ao do manual em questão . Prometo que logo que tenha a motinha pronta, vos enviarei algumas fotos da mesma e de outras que tenho! Obrigado vitorferreira22@hotmail.com

Enviar um comentário