..

2024/12/09

Bicicleta Peugeot (portuguesa) - Chapa de testa de quadro


A história das bicicletas em Portugal ainda está por escrever, pelo que todos os pormenores que se possam reunir são da maior importância.
Pelo meio há pormenores bem curiosos, como sejam os casos de marcas que quando lidas do fim para o princípio, são o apelido de quem as vendia.

Depois há o outro aspecto muito curioso: a existência de marcas que existiam no estrangeiro: Omega, Zenith... e a Peugeot, que era de um vendedor da Estação do Louriçal (entre Pombal e Figueira da Foz).
Agradecemos a José Neves pela colaboração!

Continue lendo...

2024/12/07

Motorizada Casal K 182 - Versão militar


Na 30.ª Automobilia de Aveiro / 2024 havia vários espaços com exposição de veículos antigos e uma delas era de viaturas militares, onde constava uma EFS 301 m que terá pertencido à GNR.

Outra das motorizadas antigas que podia ser vista, era a Casal K 182 que vemos nas imagens e que tinha matrícula exclusiva da Marinha Portuguesa.

Fica a dúvida se esta motorizada Casal terá sido vendida por encomenda / concurso, integrando um lote de motorizadas, ou se tem outra história para contar.

Como se vê nas fotos, esta motorizada está restaurada e no escape cromado vemos gravada a marca Jamarcol.

E na traseira vemos a matricula referida, com letras brancas em relevo, sobre placa de plástico preto fabricada pela A. Maia.

Continue lendo...

2024/12/05

Arado Tramagal n.º 2 - Centro Interpretativo do Vinho de Talha


A contribuição da marca Tramagal para a agricultura Portuguesa é indiscutível, pelo que é frequente encontrarem-se máquinas ou alfaias agrícolas desta empresa em museus relacionados com a vida rural.

No Centro Interpretativo do Vinho da Talha, em Vila de Frandes (Alentejo), é possível ver um arado Tramagal n.º 2 em exposição, pois terá sido usado no passado para lavrar a terra nas vinhas desta localidade.

No metal esta gravada a marca a marca Tramagal, bem como a referência deste arado e o ano de 1930.

Como está num espaço museológico, o metal foi tratado, não estando com ferrugem superficial.

Continue lendo...

2024/12/03

Camião Leopardo 6x6 preparado pela Luís Figueiredo


Quando se produz algo de novo, é normal tirarem-se umas fotografias para relembrar o momento e, ao mesmo tempo, ficar com imagens para se mostrarem a possíveis interessados no futuro.
E ainda bem que assim é, pois assim captam-se momentos como o das imagens que divulgamos, em que é possível ver um camião Leopardo 6x6 acabado de adaptar como viatura de bombeiros (e lá ao fundo vemos um camião Gazela 4x4 que passou pelo mesmo processo!).

São imagens do arquiva da Luís Figueiredo SA (a quem agradecemos a cedência das fotos), que fez estas fotografias junto da fábrica em Esgueira, muito provavelmente no ano de 1987.
Este exemplar era denominado Pronto Socorro T.T. Leopardo, com um tanque com capacidade para 4000 litros de água.  

Na traseira tinha escadas de acesso à parte superior da viatura, onde havia uma saída de água sob pressão, que podia ser dirigida para as chamas.
Ainda na traseira há 3 aberturas para o cofre, onde estavam enroladas as mangueiras e onde podiam ser guardadas algumas ferramentas de combate aos incêndios 

Continue lendo...

2024/12/01

Bicicleta UCAL modelo Cross de 5 velocidades - Catálogo UCAL modelos POP


Dezembro é especial para muitas pessoas, seja por motivos religiosos; consumistas; comerciais ou outros...
Por isso começamos este mês com a publicação de uma bicicleta muito especial, a UCAL Cross com rodas de 16 / de 20 polegadas e com 5 velocidades.
Há quem duvide da existência deste modelo quando vêem um, dizendo que foi uma alteração feita por alguém, demonstrando assim a sua ignorância e prepotência. Mesmo quando se divulgam fotografias como a da UCAL Cross Choupal de 5 velocidades que já aqui mostrámos de forma detalhada e que está em estado original. Agora com a divulgação desta imagem que consta no catálogo de bicicletas UCAL modelos POP, será mais difícil.
Também na fotografia da imagem vemos um autocolante no quadro onde é bem visível a palavra "Choupal" (designação essa que não aparece no texto descritivo do catálogo).

Continue lendo...

2024/11/29

Pin com jipe UMM na competição Le Maroc 92


Os jipes UMM participaram em várias provas de competição, muitas das quais em África, onde mostraram a sua resistência e fiabilidade. 
Alguns desses episódios ficaram gravados para a posterioridade em fotos, em filmagens e também em brindes publicitários, como é o caso do pin com o jipe UMM Alter no 1.º Paris - Moscovo - Pequim.

Nas imagens vemos outro pin que assinala este envolvimento, com um jipe UMM, mas desta vez tem gravada a informação "Le Maroc 92". E assim estamos cada vez mais perto de reunir 30 pins diferentes relativos aos jipes UMM.

Continue lendo...

2024/11/27

Blindado Chaimite V-200 em Sesimbra


Recentemente publicámos fotografias de um blindado Chaimite em exposição em Sesimbra, mesmo no meio da zona antiga desta localidade, a propósito da comemoração de um aniversário do 25 de Abril de 1974.

Entretanto a viatura que foi cedida pelo Exército Português à Câmara Municipal de Sesimbra foi deslocada e colocada em exposição permanente na zona mais recente e elevada da localidade.

E o espaço foi preparado para esse efeito, pois na envolvência há arranjos que enquadram a viatura e explicam as suas características técnicas e o seu envolvimento no Dia da Liberdade, que levou à queda da ditadura.

E se antes o blindado Chaimite estava estacionado numa praça de Sesimbra, com as rodas a tocar diretamente no chão, agora encontra-se assente em 4 pilares metálicos que prendem nos eixos das rodas.

E como este Chaimite V-200 está equipado com uma torre rotativa, aproveitámos para a fotografar, sendo possível ver as várias partes que a constituem e a espessura do metal em que foram fabricadas, de modo a suportar o disparo de munições ou o rebentamento de explosivos.

E terminamos com uma vista da zona do motor e das tampas que lhe dão acesso.

Continue lendo...

2024/11/25

Alfinete de lapela da IBA


A coleção de alfinetes de lapela de marcas de veículos portugueses continua a aumentar e este alfinete das bicicletas IBA é uma das mais recentes entradas.

Nele vemos a parte dianteira de uma bicicleta de corrida, com guiador dos que curvam para baixo, e as letras IBA.

É em metal com relevo e tem as letras IBA pintadas com tinta vermelha e o pneu da bicicleta pintado de preto.

Continue lendo...

2024/11/23

Renault 4 GTL Mireli - 30.ª Automobilia de Aveiro / 2024


Conseguir um artigo de luxo a um preço acessível e o sonho de muitas pessoas, e os automóveis descapotáveis estão na lista dos artigos mais desejados. Por isso não é de estranhar que vão aparecendo projectos de grandes marcas e de empresas mais pequenas que tentem dar resposta a esta necessidade.

Em Portugal foram várias as empresas que tentaram fabricar um automóvel descapotável e a Mireli, foi uma delas. Para conseguir um veículo acessível e tivesse muitas peças sobressalentes disponíveis no mercado recorreram a um chassis da Renault.

Nas imagens vemos um exemplar de um automóvel Mireli que teve por base um Renault 4 GTL e que esteve à venda na 30.ª Automobilia de Aveiro / 2024

Tinha jantes especiais e a capota da parte de trás estava montada, enquanto que a zona do condutor estava exposta ao exterior.

Continue lendo...

2024/11/21

Motorizada RAC Cross restaurada - Benfeito Vintage


O mundo das marcas portuguesas de veículos parece ser infindável e a publicação de hoje prova isso mesmo, pois nas imagens vemos uma motorizada de marca RAC.

Fazendo uma pesquisa na Internet, não se encontram muitas referências à marca RAC e, as que aparecem, carecem de confirmação.

Uma delas (retirada do Facebook) refere que a marca RAC era o acrónimo de Representações de Automóveis Chrysler, de Malaposta, e a que a marca estaria ligada a Alves Barbosa... Alguém consegue confirmar esta informação?

Esta motorizada foi comprada nova e chegou aos nossos dias no estado que é visível na segunda fotografia, tendo depois entrado na oficina Benfeito Vintage, de Nelson Ferreira (a quem agradecemos a colaboração) para ser restaurada.

Tendo em conta que as informações disponíveis não são muitas, foi preciso investigar e reconstituir a motorizada, tendo por base uma fotografia que existe de outro exemplar e da memória que se tinha dela quando foi comprada.

E o resultado é o que está à vista!

Continue lendo...

2024/11/19

Carro-cadeira e alcofa 107 e 105 - Catálogo Sóbrinca - Capa com estrelas


E continuamos com a divulgação dos artigos que constam no Catálogo Sóbrinca - Capa com estrelas, desta vez mostrando o carro-cadeira com alcofa com a referência 107 (em vermelho e branco) e o carro-cadeira com alcofa com a referência 105 (em castanho e branco).

No primeiro caso é referido o carro-alcofa da Sóbrinca é cromado, com rodas raiadas de 330 e de 380 mm desmontáveis e com guarda-lamas.A alcofa era feita em texcalfe.

No segundo caso muda a cor do material do carro-alcofa e as rodas, que são do mesmo tamanho.
Nos dois carros vemos uma mala colocada na zona da pega para empurrar o carrinho, onde seriam guardados apetrechos e material para o bebé.

Continue lendo...

2024/11/17

XXII AutoClássico Porto / 2025


Para quem gosta de andar organizado, aqui fica o cartaz da XXII AutoClássico Porto - 22.º Salão Internacional do Automóvel e Motociclo Clássico e de Época, que decorrerá nos dias, 3, 4 e 5 de Outubro de 2025, na Exponor, em Matosinhos.
Para mais informações, consultar o site oficial do evento.

Continue lendo...

2024/11/15

Crachá Ford / Auto-Rali, Lda / 66


Os crachás são como que o testemunho direto de uma empresa e de quem nela trabalhou.
Muitas das vezes até têm o nome do funcionário a quem pertenciam, sendo possível identificar a pessoa de forma inequívoca.

Nas imagens vemos um crachá da empresa (?) Auto-Rali, Lda, que estava ligada aos automóveis Ford.
A meio do emblema vemos o número 66, certamente relativo ao número do trabalhador.

No verso vemos que o crachá fechava com um alfinete.

Continue lendo...

2024/11/13

Automóvel Renault 4 - Indústrias Lusitanas Renault


Os automóveis Renault 4 foram viaturas que marcaram a paisagem rural e citadina de Portugal durante muitos anos e são vários os factores que contribuíram para isso.

Entre eles certamente estará o facto de os Renault 4 terem sido produzidos na Guarda, nas Indústrias Lusitanas Renault, o que facilitava a sua aquisição.

O exemplar que vemos nas imagens foi fotografado recentemente numa concentração deste modelo de Renault numa localidade alentejana.

Para reforçar o toque português, este Renault 4 tem os bancos protegidos com uma manta de retalhos feita em tear artesanal a partir de fios de tecido reutilizado.

Nos vidros era possível ver o emblema da Covina - uma das empresas que contribuiu para o aumento da percentagem da incorporação de peças fabricadas em Portugal na viatura.

Continue lendo...

2024/11/11

Moto Vilar 125 cc com motor Villiers anos 50 (2/2)


Moto disponível para venda - Para mais informações, usar o contacto de e-mail.
E com este grupo de fotografias concluímos a apresentação da moto Vilar 125 cc com motor Villiers dos anos 50 que está à venda.

Estando ainda com a pintura original, podemos procurar pormenores que nos mostram como é que esta moto Vilar foi fabricada e como é que ela funciona. Na imagem anterior podemos, por exemplo, ver a ponta do parafuso que permite regular a suspensão dianteira de mola.

Na imagem anterior podemos complementar esta informação, vendo o sistema de ligação entre a coluna da direção e a forqueta da roda, que é articulável graças a tirantes metálicos.

E no motor vemos um pormenor distinto e que lhe dá um toque muito especial: a dupla saída de escapes - um para cada lado da moto. E como se isto não fosse especial, o tubo de escape alarga na zona do guarda-lamas da roda traseira, mostrando que foi um pormenor pensado para dar beleza ao veículo.

Antes de terminarmos, duas fotografias de intervenções feitas no motor Villiers com 125 cc, para garantir que funciona corretamente, afinal tem mais de 70 anos de vida!

Agradecemos a Gil Augusto pela cedência das fotografias.

Continue lendo...