..

2025/07/27

Autocaravana Citroen C 15 pela Fapoagri


A industria nacional sempre soube adaptar os seus produtos à realidade do mercado. 
As autocaravanas Citroen C15 são um bom exemplo do que dizemos, pois não exigiam grande investimento financeiro (quando comparadas com outras autocaravanas de maior dimensão) e permitiram que muitos se incisassem no mundo do autocaravanismo. 

Para além disso tinham a vantagem de condensarem tudo o que é preciso para se viver na viatura com conforto - para além das duas camas; da sala de estar; da cozinha com fogão, lava-louça e frigorífico; também havia modelos com casa de banho equipada com lavatório, sanita e duche!

Por isso as autocaravanas Citroen C 15 tiveram algum sucesso na época, tendo sido comercializadas pela  PYC, pela MMVV e, como no caso desta, pela Fapoagri.
Com alguma sorte ainda as vamos avistando em diferentes pontos do país, especialmente em zonas relacionadas com lazer.

Continue lendo...

2025/07/25

Motorizada Cruzador Ultra Spada - 31.ª Automobilia de Aveiro / 2025


Uma motorizada Cruzador Spada Gigante podia ser vista na 31.ª Automobilia de Aveiro / 2025, estando disponível para venda. 

Como vemos pelas imagens, este modelo icónico da Organização Sachs Portuguesa, estava restaurado.

E dizemos "icónico" porque é uma motorizada com vários pormenores especiais, como o farolim colocado por cima do guarda-lamas da frente.

Este exemplar estava pintado de azul e de prateado, com pormenores a dourado.

No suporte de mercadorias tinha uma cesta em verga, remetendo-nos para outros tempos, em que o almoço era levado para o local de trabalho desta forma.

Continue lendo...

2025/07/23

Chapa de bicicleta Tuscan (outra)


Recentemente falávamos das pequenas diferenças que há em artigos de coleccionismo, fazendo com que sejam procurados e passem a fazer parte de colecções e de acervos.
Em 2011 mostramos uma chapa de testa de uma bicicleta Tuscan e hoje mostramos uma chapa idêntica, mas que tem a parte central pintada com cores diferentes. O elemento circular mais pequeno é verde e o elemento que parece uma estrela está pintado de vermelho.

Esta chapa da Tuscan - Made in England é antiga, mas nunca foi usada.
Quem tiver mais informações sobre a marca, deixe comentário por favor.

Continue lendo...

2025/07/21

Parques 302, 303 e 304 - Catálogo Sóbrinca - Capa com estrelas


Os parques fabricados pela Sóbrinca tinha rodízios, fazendo todo o sentido neste blogue, especialmente ao divulgarmos integralmente o Catálogo Sóbrinca - Capa com estrelas, como temos feito. Assim mantemos o denominador comum do Rodas de Viriato e quem gosta ou estuda a marca, tem acesso integral à publicação.

O parque com a referência 302 era cromado, tinha forma rectangular, com rede de nylon e era desmontável. O mesmo se passava com o parque 303, que tinha forma circular (mas não tinha rodízios) e com o parque 304, que era de forma quadrangular.

Continue lendo...

2025/07/19

Placa esmaltada Pneus Mabor General - 31.ª Automobilia de Aveiro / 2025


A qualidade dos materiais pode-se ver pelo tempo que duram... 
Uma placa de metal esmaltada é daquelas coisas que pode durar mais do que uma vida, como é o caso da placa dos Pneus Mabor General que vemos na imagem. Em zonas específicas perdeu o esmalte, mas nas outras onde o esmalte está em bom estado - que são a esmagadora área da placa, não se vê nenhum sinal da idade.
Esta chapa esmaltada foi vista na 31.ª Automobilia de Aveiro / 2025 e na parte inferior podia-se ler a marca do fabricante "C. Fabril, R. V. Setúbal - Porto.

Continue lendo...

2025/07/17

Bicicleta Órbita Corrida 24 - 3 ou 10 velocidades - Catálogo Bicicletas Órbita capa azul


No catálogo das Bicicletas Órbita com capa azul consta esta bicicleta Órbita, modelo de corrida, com rodas 24, que podia ser equipada com 3 ou com 10 velocidades.
Era a bicicleta com a referência 02.01.01 e tinha travões centrais com dupla travagem, permitindo que o ciclista usasse o guiador em duas posições diferentes, sem colocar em risco a sua integridade física.

No que respeita às mudanças, podiam ser simples ou duplas, das marcas Huret, Simplex ou Sontour. Podiam ter roda livre com 3 ou com 5 velocidades.
Como extras podia ser equipada com grupo eléctrico monobloco, ganchos de pedal com correias e / ou com bidon com grade. 

Continue lendo...

2025/07/15

13.º Passeio de Motorizadas Antigas - Motorizada Clube da Afeiteira (Vendas Novas)


Consistência e regularidade são dois bons indicadores de qualidade, e o Motorizada Clube da Afeiteira cumpre largamente estes requisitos no Passeio de Motorizadas Antigas que organiza.
Mais um ano, mais um evento e aqui fica o cartaz do XIII Passeio de Motorizadas Antigas - Motorizada Clube da Afeiteira, marcado para dia 3 de Agosto de 2025.
Seguindo a linha de anos anteriores, no cartaz vemos uma motorizada de fabrico nacional, uma Casal K 181, ilustrando assim um passeio onde as motorizadas antigas permitem momentos de convívio, de passeio e de troca de conhecimentos.
Vendas Novas tem muitos pontos de interesse, em termos de património, de paisagens e de gastronomia. Juntar tudo isto a um passeio de motorizadas, é uma garantia de sucesso!
Este ano o XIII Passeio de Motorizadas Antigas - Motorizada Clube da Afeiteira tem o seguinte programa:
- 9 h 30 min: Recepção aos participantes;
- 10 h: Partida para o passeio;
- 11 h 30 min: Bucha;
- 13 h 30 min: Almoço.
Mais uma vez o passeio de motorizadas antigas está integrado nas Festas Populares da Afeiteira.
Para inscrições devem dirigir-se ao bar do GDR Afeiteira ou à loja JN Rações V.N.
Para mais informações, podem usar os seguintes números de telemóvel: 967 056 329 ou o 965 735 785. 
Relembramos que o evento está limitado a 200 participantes, pelo que devem garantir uma vaga, o quanto antes.
Podem ainda consultar a página do clube no Facebook do Motorizada Clube da Afeiteira.
É um evento que conta com o apoio do blogue Rodas de Viriato como média partner!

Continue lendo...

2025/07/13

Reportagem da 31.ª Automobilia de Aveiro / 2025 (2/2)


Continuando a reportagem sobre a 31.ª Automobilia de Aveiro / 2025, aqui fica o segundo grupo de fotografias.
E sendo o Rodas de Viriato sobre os veículos fabricados em Portugal, começamos por mostrar uma EFS Formula 1 Especial com motor Kreidler RS. Este exemplar estava numa zona de exposição de motorizadas da marca Zundapp e Kreidler, onde era feita a ligação entre estas marcas estrangeiras e a utilização de motores destas empresas em motorizadas fabricadas em Portugal.

Já que falamos em exposições, uma delas era de automóveis Ford Anglia, havendo vários em exposição na parte exterior dos pavilhões.

Outra exposição que era muito chamativa pela diversidade apresentada, era a de veículos de emergência, onde se podiam ver ambulâncias de diferentes entidades / instituições; mostrando a evolução que este tipo de transporte teve ao longo dos tempos.

E por falar em instituições, a PSP - Polícia de Segurança Pública, também tinha o seu espaço no evento, onde apresentava novamente a rara Casal K 272 equipada com motor de 150 cc fabricado pela Metalurgia Casal.

Fora da zona das exposições também se encontrava muito para ver, inclusivamente na zona de estacionamento de veículos clássicos, situada no parque fechado que a organização facultou.

E em algumas bancas era difícil não ficar a contemplar demoradamente o que estava para venda, como foi o caso da que vemos na imagem anterior, com várias chapas de rallyes antigos e uma da Rodoviária Nacional.

O colecionismo é um mundo gigante e ver uma carrinha antiga, cheia de artigos e adereços relacionados com um tema - neste caso uma oficina móvel; mostra o muito que se pode fazer para manter o nosso património.

Os Citroen DS também estavam em exposição, continuando a dar nas vistas pelas suas formas e pelas suas soluções técnicas. 

O Exército Português também marcou presença mais uma vez na Automobilia de Aveiro e levou várias viaturas - ligeiras e pesadas; permitindo que os visitantes entrassem em algumas delas. Este era um ponto de interesse inter-geracional por excelência, ouvindo-se conversas de histórias ligadas aos jipes e camiões em exposição.

As bicicletas também estavam presentes no evento, havendo muitas para venda (restauradas e por restaurar).

E terminamos com uma fotografia relacionada com a exposição de automóveis Volkswagen Carocha (e seus derivados) que se podia ver no exterior. Entre as viaturas expostas, era possível ver um Volkswagen Karmann Ghia.
Entretanto já estamos a pensar na 32.ª Automobilia de Aveiro / 2026.

Continue lendo...

2025/07/11

Encontro Portaro - Caramulo Motorfestival - 6 Setembro 2025


Juntar veículos e entusiastas de uma marca é uma boa forma de manter viva a chama que perpetua algo que ficou no passado.
No próximo dia 6 de Setembro de 2025, haverá um encontro de jipes Portaro no Caramulo Motorfestival 2025, onde pode participar quem adquirir o "Motor Pack".
Esta iniciativa está relacionada com a comemoração dos 50 anos da marca Portaro.

Para mais informações, consultar a página oficial do evento.

Continue lendo...

2025/07/09

Pin de mola da Famel Zundapp (letras em branco)


Já aqui mostrámos um pin de mola da Famel Zundapp idêntico a este, mas com as letras "FAMEL" pintadas de vermelho.
Ser coleccionador é procurar as pequenas diferenças e variantes, pelo que aqui mostramos outra versão do pin de mola em questão.

Para além do que foi referido, assim também podemos optar por escolher o que se coaduna melhor com a nossa roupa.

Continue lendo...

2025/07/07

Bicicleta dobrável Danúbio - Automobilia Ibérica da Moita 2025


A Danúbio também comercializou bicicletas dobráveis para crianças mais pequenas, como se pode ver neste exemplar que esteve à venda na Automobilia Ibérica da Moita 2025.
No quadro podia-se ver um autocolante que dizia Mini Danúbio e outro - junto da coluna da direção, com o emblema da Sibal, de Alcobaça.
No guarda-lamas traseiro - pintado de branco e com pormenores em cor de laranja, também é possível ver autocolantes das marcas referidas anteriormente.

Continue lendo...

2025/07/05

Catálogo EFS 1978 - EFS Formula 1


Continuando a divulgação do catálogo EFS (de 1978?...) e das diferentes versões da EFS Fórmula 1, aqui vemos a página relativa a este modelo (a versão básica, que na imagem está equipada com motor Sachs 50 SA de 5 velocidades.

No verso vemos as características técnicas. Neste texto (como nos outros do mesmo catálogo), as informações / factos são adjectivados, de forma a influenciar positivamente o potencial cliente.

Continue lendo...

2025/07/03

Chapa bicicleta Cevelma Cycles


Mais outra marca de bicicletas que passa a estar inventariada no Rodas de Viriato - a Cevelma Cycles (nome que aparece ligado à marca / proprietário "Adão" - mas sem termos elementos que liguem estes dois nomes).
Nas imagens vemos uma chapa de testa de quadro de uma bicicleta Cevelma Cycles. Esta marca também comercializou motorizadas.
O elemento principal do emblema é uma águia de asas abertas para cima, tendo também uma coroa de rei por cima da cabeça e entre as asas.

A chapa tem a impressão dos elementos gráficos feitos a duas cores.

Continue lendo...

2025/07/01

Folheto bicicleta Vilar Tip Top TT / 20


Já aqui mostrámos fotos de bicicletas Vilar Tip Top, com roda 20; e hoje divulgamos o folheto feito pela Vilar para promover este modelo.
Está impresso a duas cores e apresenta texto em três línguas diferentes - português, francês e inglês. 

O modelo da Vilar Tip Top TT/20 que ilustra o folheto está equipado com conta-quilómetros e com 3 velocidades Sturmey Archer no cubo da roda traseira. Os guarda-lamas eram em metal pintado de preto, tendo nas pontas palas em plástico.
Os pneus om medida 20 x 2,125" tinham piso tipo "cross".

Continue lendo...

2025/06/29

Reportagem da 31.ª Automobilia de Aveiro / 2025 (1/2)


Mais um ano, mais uma edição da Automobilia de Aveiro e aqui fica a primeira parte da reportagem fotográfica que fizemos no evento.

Como normalmente fazemos no Rodas de Viriato, começamos por falar de forma geral do evento e depois iremos apresentar, ao longo dos tempos, veículos ou objectos que merecem destaque pormenorizado.

A 31.ª Automobilia de Aveiro seguiu a linha dos anos anteriores, apresentando de forma cuidada exposições de diferentes temáticas e com veículos de épocas variadas; ao mesmo tempo que muitos comerciantes e negociantes apresentaram e promoveram os seus produtos.

Na primeira fotografia podemos ver a Casal GP 50 de 1970 (réplica) que esteve em exposição no secretariado da Automobilia de Aveiro, como que em homenagem a uma das grandes marcas de motorizadas da zona de Aveiro.

Na entrada principal dos pavilhões da feira, era possível ver automóveis e motos com idades que rondavam os 100 anos de marcas como a Panhard, a Royal Enfield, a Studebaker e a Indian...

Algumas destas marcas de motos voltavam a poder ser vistas na exposição de motos com atrelagem - ou com "sidecar"; como é o caso da Indian da imagem anterior ao lado de outras de marca BMW, Vespa, Harley Davidson, Norton...

Por entre os espaços de exposição e de comércio, também havia zonas de clubes e de organizações, como o Relíquias da Bairrada, com as suas bicicletas antigas.

E quem não tem espaço ou verba para comprar um veículo, tinha muitas possibilidades para completar (ou iniciar) a sua coleção. Na imagem anterior podemos ver dois cinzeiros da Metalurgia Casal, em metal.

E também havia uma parafernália de peças, componentes e de acessórios - usados e novos, que  podiam se adquiridos para completar veículos incompletos, como a motorizada Perfecta Demm que vemos na fotografia anterior.

Os autocarros antigos não foram esquecidos, havendo até um maior número de exemplares em exposição. Este ano continuaram a fazer-se viagens em alguns destes autocarros que ainda estão em condições de circular, entre o pavilhão de exposições e a cidade de Aveiro. A adesão do público foi muito boa, registando-se filas de espera para poderem viajar num autocarro antigo.

E também havia bicicletas para todos os gostos, tamanhos, épocas, estilos e finalidades. Na imagem anterior podemos ver muitas bicicletas de corrida que estavam para venda no espaço exterior.
Brevemente apresentaremos as 2.ª parte da reportagem da 31.ª Automobilia de Aveiro / 2025.

Agradecemos à organização pelas facilidades concedidas no acesso ao espaço.

Continue lendo...

2025/06/27

Comboio Sorefame da CP n.º 9637 em Aveiro


Visitar Aveiro tem vários pontos de interesse para quem gosta de veículos fabricados em Portugal.
Os comboios da CP da série 9630 - fabricados pela Sorefame, são um deles e ainda são usados no Ramal de Aveiro. Com alguma facilidade é possível ver um deles estacionado na Estação de Aveiro, antes de iniciar marcha.

Foi o que aconteceu com o comboio n.º 9637, uma unidade dupla a diesel e aqui ficam fotos dele.

Continue lendo...