..

2024/12/31

Com 2025 a chegar... Nos pneus ponho ar...


Pode parecer a decadência a chegar, mas a nossa equipa de  imagem fixa e animada, bem como o departamento de concepção e imaginação crítica têm direito ao seu tempo. E a inteligência artificial que faça o seu trabalho.
Já sabem, aqui fica o nosso tradicional conselho de final de ano Rodas de Viriato:
Com 2025 a chegar... Nos pneus ponho ar!...
Começar o ano novo com os pneus vazios, dá azar!

Continue lendo...

2024/12/29

Autocolante da SIM - Faróis


SIM!
Sim, é assim que estamos prestes a acabar o ano de 2024 no Rodas de Viriato, divulgando um autocolante da SIM, que fez faróis e farolins para motorizadas e para bicicletas (entre outros componentes para estes veículos).
Sim, é ver as coisas pela positiva!

Continue lendo...

2024/12/27

Moto Casal K 276 - 30.ª Automobilia de Aveiro / 2024


Só porque estamos na época do Natal - em que a cor vermelha foi escolhida pelo mundo capitalista e consumista como forma de dar nas vistas, aproveitamos para divulgar uma moto Casal K 276 com esta cor.

Curiosamente a Casal K 276 nesta cor tinha pormenores a branco, que mais uma vez nos remete para o ambiente natalício, em que o branco nos lembra a neve.

Pois esta moto com motor Casal com 125 cc foi fotografada na 30.ª Automobilia de Aveiro / 2024, onde esteve à venda.

E como vemos na imagem anterior, esta era uma moto "chave na mão", pois tinha a chave na ignição, sendo (teoricamente) possível sair do evento e andar nela.

Terminamos com o pormenor da roda dianteira, equipada com pneu de marca Kenda e com o cubo pintado de preto.

Continue lendo...

2024/12/25

Calendário Motoesa EFS Mini Puch de 1988


Há veículos que são um presente, não porque tenham sido pensados para esse efeito, mas porque alguém achou que servem para esse efeito. Outros são pensados para serem divertidos, tanto na sua forma, como no modo de serem usados.
A Motoesa EFS Mini Puch enquadra-se muito bem nesta ideia e, como hoje é dia de Natal, seria um bom presente para dar a alguém.

Nas imagens vemos um calendário de bolso do ano de 1988, com publicidade à Motoesa EFS Mini Puch. O exemplar do calendário tem o farol protegido por uma mini-carenagem.

Continue lendo...

2024/12/23

Bom Natal - RDV 2024

Continue lendo...

2024/12/21

Bata de operário da Macal


Há caminhadas que se fazem de forma lenta, tentando seguir o mesmo ritmo e indo por onde parece ser o melhor percurso - que muitas das vezes nem se sabe bem qual é.

Esta bata de operário da Macal faz parte do que vamos conseguindo pelo caminho que no Rodas de Viriato já fazemos há 18 anos...

Está com botões em falta, um deles está preso com recurso a um arame em cobre; tem furos no tecido, um dos bolsos está descosido... Mas (e por isso!) é uma peça fantástica!

Tal como a outra bata de trabalhador da Macal, também esta foi confeccionada pela Pinto & Gorete, Lda. na Gafanha da Nazaré.

Nas costas tem impresso o emblema das motorizadas Macal, tal como no bolso que fica na zona do peito.

Continue lendo...

2024/12/19

Bola de vidro Motorizadas EFS - Águeda


Podia ser uma bola que enfeita uma árvore de Natal, mas por ser feita em vidro, essa forma de utilização não seria  amais inteligente...
Esta bola de vidro que faz publicidade às motorizadas EFS, de Águeda; é um pisa-papéis mandado fazer pela marca, para se promover. 

É uma peça muito especial, na qual dá vontade de mexer e de tentar perceber como é que foi fabricada (as bolas de vidro têm esse poder, de despertar o interesse pela forma como foram produzidas). Ao fazermos as fotografias, tentámos captar pormenores que revelam como foi produzida.

Esta bola parece que foi feita por fases e por camadas, pois percebe-se que os diferentes elementos foram sendo compostos e colocados no sítio com uma sequência. 

E a parte das letras é aquela que desperta mais curiosidade, pois não deve ter sido fácil de fazer.

Continue lendo...

2024/12/17

Triciclo da Sóbrinca - Salão MotorClássico 2024


Estamos em Dezembro, mês em que o pensamento de muitos se foca em algo de material, desejado na forma de um presente.
Quem visitou o Salão MotorClássico 2024 podia ver o triciclo da Sóbrinca que divulgamos e que terá feito no seu tempo com que muita criança o tivesse desejado.

É de forma exageradas e com um toque aeroespacial. Perfeito para dar nas vistas e marcar presença. Tanto assim é, que ainda hoje o faz!

Este triciclo da Sóbrinca estava para venda e nunca tinha sido usado, conservando ainda a etiqueta de fábrica com o texto que garantia a qualidade dos produtos Sóbrinca.

Essa etiqueta tinha uma concepção gráfica muito engraçada e marcadamente temporal, com estilo dos anos 70.

Continue lendo...

2024/12/15

T-shirt do Clube 4x4 Nissan antiga


Hoje fugimos um pouco à temática do Rodas de Viriato e apresentamos uma t-shirt antiga do Clube 4x4 Nissan, que nos anos 90 estava ligado actividades de lazer e de competição relacionadas com jipes, onde os jipes UMM e os jipes Portaro também estavam por perto.

Como é normal havia rivalidades que levavam os proprietários de jipes Nissan Patrol, ou dos Nissan Terrano a tentar fazer melhor do que os proprietários de jipes de fabrico português.
Entretanto ficou esta t-shirt que faz parte da colecção e que um dia poderá estar em exposição num espaço que mostre como foram o anos 80 e os anos 90 em termos de competição todo-o-terreno em Portugal.

Continue lendo...

2024/12/13

Carro-cadeira e alcofa 103 e 104 - Catálogo Sóbrinca - Capa com estrelas


Mais uma página do Catálogo Sóbrinca - Capa com estrelas que divulgamos e aparenta ser um pouco redundante, pois já anteriormente divulgámos os carros-cadeira com as referências 103 e 104, mas na publicação aparecem estes produtos novamente referidos, com imagens que os mostram de pontos de vista diferentes e com pormenores diferentes.

No caso do carro-cadeira Sóbrinca com a referência 103, as rodas são maiores, com 250 mm.

Já o carro-cadeira com a referência 104 tem duas das rodas com dimensão maior, com 380 mm.

Continue lendo...

2024/12/11

Outro folheto das bicicletas IBA


Era com a frase "Umas das melhores bicicletas do mundo" escrita em inglês que a IBA Shimano se apresentava.
A opção de uso desta língua em todo o folheto permitia poupar dinheiro quando se apresentasse a marca a clientes ou em certames internacionais e, ao mesmo tempo, dava ao consumidor português aquela sensação de estar a comprar algo de bom (só porque parecia estrangeiro, o que é entendido erradamente como sinónimo de produto de qualidade).

Este folheto das bicicletas IBA é muito parecido ao que já mostrámos, mas a bicicleta está pintada de cor escura e o garrafão de água não tem uma forma tão aerodinâmica, como o da outra bicicleta referida.

Continue lendo...

2024/12/09

Bicicleta Peugeot (portuguesa) - Chapa de testa de quadro


A história das bicicletas em Portugal ainda está por escrever, pelo que todos os pormenores que se possam reunir são da maior importância.
Pelo meio há pormenores bem curiosos, como sejam os casos de marcas que quando lidas do fim para o princípio, são o apelido de quem as vendia.

Depois há o outro aspecto muito curioso: a existência de marcas que existiam no estrangeiro: Omega, Zenith... e a Peugeot, que era de um vendedor da Estação do Louriçal (entre Pombal e Figueira da Foz).
Agradecemos a José Neves pela colaboração!

Continue lendo...

2024/12/07

Motorizada Casal K 182 - Versão militar


Na 30.ª Automobilia de Aveiro / 2024 havia vários espaços com exposição de veículos antigos e uma delas era de viaturas militares, onde constava uma EFS 301 m que terá pertencido à GNR.

Outra das motorizadas antigas que podia ser vista, era a Casal K 182 que vemos nas imagens e que tinha matrícula exclusiva da Marinha Portuguesa.

Fica a dúvida se esta motorizada Casal terá sido vendida por encomenda / concurso, integrando um lote de motorizadas, ou se tem outra história para contar.

Como se vê nas fotos, esta motorizada está restaurada e no escape cromado vemos gravada a marca Jamarcol.

E na traseira vemos a matricula referida, com letras brancas em relevo, sobre placa de plástico preto fabricada pela A. Maia.

Continue lendo...

2024/12/05

Arado Tramagal n.º 2 - Centro Interpretativo do Vinho de Talha


A contribuição da marca Tramagal para a agricultura Portuguesa é indiscutível, pelo que é frequente encontrarem-se máquinas ou alfaias agrícolas desta empresa em museus relacionados com a vida rural.

No Centro Interpretativo do Vinho da Talha, em Vila de Frandes (Alentejo), é possível ver um arado Tramagal n.º 2 em exposição, pois terá sido usado no passado para lavrar a terra nas vinhas desta localidade.

No metal esta gravada a marca a marca Tramagal, bem como a referência deste arado e o ano de 1930.

Como está num espaço museológico, o metal foi tratado, não estando com ferrugem superficial.

Continue lendo...

2024/12/03

Camião Leopardo 6x6 preparado pela Luís Figueiredo


Quando se produz algo de novo, é normal tirarem-se umas fotografias para relembrar o momento e, ao mesmo tempo, ficar com imagens para se mostrarem a possíveis interessados no futuro.
E ainda bem que assim é, pois assim captam-se momentos como o das imagens que divulgamos, em que é possível ver um camião Leopardo 6x6 acabado de adaptar como viatura de bombeiros (e lá ao fundo vemos um camião Gazela 4x4 que passou pelo mesmo processo!).

São imagens do arquiva da Luís Figueiredo SA (a quem agradecemos a cedência das fotos), que fez estas fotografias junto da fábrica em Esgueira, muito provavelmente no ano de 1987.
Este exemplar era denominado Pronto Socorro T.T. Leopardo, com um tanque com capacidade para 4000 litros de água.  

Na traseira tinha escadas de acesso à parte superior da viatura, onde havia uma saída de água sob pressão, que podia ser dirigida para as chamas.
Ainda na traseira há 3 aberturas para o cofre, onde estavam enroladas as mangueiras e onde podiam ser guardadas algumas ferramentas de combate aos incêndios 

Continue lendo...

2024/12/01

Bicicleta UCAL modelo Cross de 5 velocidades - Catálogo UCAL modelos POP


Dezembro é especial para muitas pessoas, seja por motivos religiosos; consumistas; comerciais ou outros...
Por isso começamos este mês com a publicação de uma bicicleta muito especial, a UCAL Cross com rodas de 16 / de 20 polegadas e com 5 velocidades.
Há quem duvide da existência deste modelo quando vêem um, dizendo que foi uma alteração feita por alguém, demonstrando assim a sua ignorância e prepotência. Mesmo quando se divulgam fotografias como a da UCAL Cross Choupal de 5 velocidades que já aqui mostrámos de forma detalhada e que está em estado original. Agora com a divulgação desta imagem que consta no catálogo de bicicletas UCAL modelos POP, será mais difícil.
Também na fotografia da imagem vemos um autocolante no quadro onde é bem visível a palavra "Choupal" (designação essa que não aparece no texto descritivo do catálogo).

Continue lendo...

2024/11/29

Pin com jipe UMM na competição Le Maroc 92


Os jipes UMM participaram em várias provas de competição, muitas das quais em África, onde mostraram a sua resistência e fiabilidade. 
Alguns desses episódios ficaram gravados para a posterioridade em fotos, em filmagens e também em brindes publicitários, como é o caso do pin com o jipe UMM Alter no 1.º Paris - Moscovo - Pequim.

Nas imagens vemos outro pin que assinala este envolvimento, com um jipe UMM, mas desta vez tem gravada a informação "Le Maroc 92". E assim estamos cada vez mais perto de reunir 30 pins diferentes relativos aos jipes UMM.

Continue lendo...

2024/11/27

Blindado Chaimite V-200 em Sesimbra


Recentemente publicámos fotografias de um blindado Chaimite em exposição em Sesimbra, mesmo no meio da zona antiga desta localidade, a propósito da comemoração de um aniversário do 25 de Abril de 1974.

Entretanto a viatura que foi cedida pelo Exército Português à Câmara Municipal de Sesimbra foi deslocada e colocada em exposição permanente na zona mais recente e elevada da localidade.

E o espaço foi preparado para esse efeito, pois na envolvência há arranjos que enquadram a viatura e explicam as suas características técnicas e o seu envolvimento no Dia da Liberdade, que levou à queda da ditadura.

E se antes o blindado Chaimite estava estacionado numa praça de Sesimbra, com as rodas a tocar diretamente no chão, agora encontra-se assente em 4 pilares metálicos que prendem nos eixos das rodas.

E como este Chaimite V-200 está equipado com uma torre rotativa, aproveitámos para a fotografar, sendo possível ver as várias partes que a constituem e a espessura do metal em que foram fabricadas, de modo a suportar o disparo de munições ou o rebentamento de explosivos.

E terminamos com uma vista da zona do motor e das tampas que lhe dão acesso.

Continue lendo...