..

2023/11/29

Kart Fabruima 1991 - 29.ª Automobilia de Aveiro / 2023


As memórias ficam, apesar de o corpo crescer.
E se alguém se lembra de ter tido um kart a pedais da Fabruima como o destas imagens, dificilmente caberá nele. 

E são as memórias que levam muitos a comprar um objecto, com muitos anos, como acontece com este "karting" da Fabruima, que é muito parecido com o que tinha a referência 196, no catálogo de 1991.

Esteve à venda na Automobilia de Aveiro em 2023, parecendo estar novo, sem nunca ter sido usado.

As rodas eram em plástico duro, de cor preta, tendo lateralmente uma simulação de raios, feitos em plástico branco.

Na parte de trás do branco tinha impresso um número 3 com tamanho considerável, em cor branca, que faz lembrar os números usados nos automóveis, para os identificar nas provas de competição.

Continue lendo...

2023/11/27

Catálogo Órbita - Bicicletas Portuguesas, Lda. 1973 / modelo Turismo 26


Mais outro modelo do catálogo da Órbita de 1973 que divulgamos.
É a Órbita modelo Turismo 26, uma bicicleta tipo pasteleira, com travões de alavanca.
Esta bicicleta Órbita estava equipada com aros tipo "westood," com 35 mm, onde eram aplicados pneus com a medida 26 x 1 3/8. 
Esta bicicleta podia ser equipada com os seguintes extras:
- Cubo com 3 velocidades; 
- Grupo eléctrico; 
- Suporte de mercadorias;
- Bomba de ar.

Continue lendo...

2023/11/25

Chapa de matrícula de carroça - Santarém


Quase que não se vislumbram os elementos nesta chapa de matrícula antiga usada numa carroça puxada por animais, mas entre ir para o lixo / reciclagem ou ficar a ornamentar um espaço, preferimos este segundo destino.

Foi emitida pela Câmara Municipal de Santarém e para além do nome do município e do número de registo, também tinha o brasão deste concelho.

Continue lendo...

2023/11/23

Jipe Land Rover União versão Pick-Up (2/3)


E com este grupo de fotografias continuamos a apresentação de um jipe que aparentemente foi montado em Angola, na União Comercial de Automóveis, tendo uma chapa União Land Rover.

Dando relevância aos pormenores, podemos ver na imagem anterior a estrutura metálica que está presa ao topo da caixa de carga, permitindo (em caso de necessidade) transportar materiais com maior segurança.

O interior é simples e é de uma época em que muitos dos comandos e manípulos eram accionados mecanicamente pela força do condutor ou do passageiro.

Na parte traseira podemos ver um orifício que serviria para uma tomada de força e ao lado temos a zona de encaixe de um atrelado.

Na parte central das rodas podemos ver a zona de mudança de 2 para 4 rodas motrizes (e vice-versa), que neste caso foi pintada de vermelho.

E terminamos com a fechadura e o manipulo da porta, que foram colocados em posição recolhida.

Continue lendo...

2023/11/21

Postal da Casal Carina 1969 - 1.º Dia de Circulação


Os CTT fizeram uma edição de selos subordinada ao tema das Motos Portuguesas, que mais tarde deu origem ao livro Motorizadas 50 cc Portuguesas
A Casal Carina foi uma das motorizadas escolhida para figurar num dos selos editados.

Os CTT também editaram um postal com a scooter Casal Carina e no dia 4 de Julho de 2007 assinalaram o facto juntando o selo ao postal e colocando-lhe o carimbo de 1.º dia de circulação. Assim temos um artigo coleccionável, tanto por filatelistas, como por entusiastas das motos fabricadas em Portugal.

Continue lendo...

2023/11/19

Miniatura jipe UMM Alter dos Bombeiros Sapadores de Rhône


O mercado francês comprou jipes UMM, tanto das versões "Cournil 4x4", como depois dos Alter 4x4, nas suas diferentes versões. Ainda assim, alguns receberam adaptações para serem usados em diferentes fins.

São conhecidas versões longas, de cabine dupla, com caixa de fibra na traseira e alguns deles até sofreram alterações para poderem ter 5 portas!

Nas imagens vemos uma miniatura de jipe UMM dos bombeiros sapadores de Rhône que parece ter sido feita a partir da carroçaria de uma ambulância UMM Alter.
Depois foram feitas adaptações para poder albergar e transportar os diferentes equipamentos necessários á função de combate a incêndios.

Esta miniatura de jipe UMM Alter 4x4 foi fabricada pela Hachette e tem escala 1:43.
Para quem gosta deste tipo de artigo, é bom ver uma miniatura assim, que até vem acompanhada de um fascículo que tem algumas páginas dedicadas à marca UMM e a este modelo em específico.

Esta miniatura está disponível para venda. Os interessados deverão enviar-nos um e-mail para o endereço existente na lateral direita do blogue ou clicando >> AQUI !

Continue lendo...

2023/11/17

Folheto da Macal M 80 Super


Este é o folheto de apresentação da motorizada Macal M 80 Super, produzida em Águeda pela Macal Husquevarna - Motorizadas e Moto-Serras, Lda.

As características técnicas deste folheto estão escritas em 3 línguas diferentes: português, francês e inglês.
Na parte da frente podemos a informação relativa à chamada "montagem", onde é referido que o quadro é de duplo berço e que a suspensão traseira é feita com recurso a braço oscilante, com amortecedores hidráulicos. As rodas estavam equipadas com pneus 2,75'' - 17 '', montados em aros com 1,60'' x 17''.
O conjunto pesava 82 kgs e o depósito de combustível tinha capacidade para 10 litros.

Já no verso encontramos as características técnicas dos motores Macal Minarelli P4R, P5R ou P6R que podiam equipar esta motorizada.
O folheto foi impresso na Joartes, em Barrô.

Continue lendo...

2023/11/15

Catálogo peças sobressalentes motor Sachs 50 duas velocidades


Disponível em cópia encadernada A4
Continuando a tarefa de reunir e disponibilizar manuais de peças das motorizadas antigas, fabricadas em Portugal, apresentamos um nova entrada na colecção, o catálogo de peças sobressalentes N.º 310.6P/4, dos motores Sachs 50 de duas velocidades e de duas velocidades M, fabricados pela Fichtel & Sachs AG, Schweinfurt.

Este manual começa com uma série de indicações importantes, relacionadas com a numeração dos motores Sachs e da respetiva potência. Há ainda a referência a cuidados a ter ao fazerem-se as encomendas, bem como uma listagem de abreviaturas usadas neste catálogo.

Depois seguem-se cerca de 60 páginas com os desenhos das diferentes peças (das diferentes partes do motor), acompanhadas com a respectiva legenda e designação.

Este catálogo de peças dos motores Sachs tem referência às seguintes partes do motor:
- Cilindro, culassa e descompressor;
- Pistão e cambota;
- Carter;
- Tampas de cárter e rotor de conta quilómetros;
- Execução com ventilador; 
- Mudança de velocidades, caixa de velocidades e embraiagem;
- Eixo da pedaleira e ferramenta;
- Ignição 1:5 (ferroxdure) e engate por engrenagens;
- Ignição, cone 1:10, modelo para engate por corrente e engrenagens;
- Carburador e execução: membrana;
- Carburador;
- Kickstarter punho de velocidades, transmissões e panela de escape;

Para adquirir uma cópia encadernada deste catálogo dos motores Sachs, deverão enviar-nos um e-mail para o endereço existente na lateral direita do blogue ou clicando >> AQUI!

Continue lendo...

2023/11/13

Blindado Chaimite em Rio de Moinhos


Já aqui falámos várias vezes da criação de um roteiro de turismo militar que se podia fazer, relacionado com os blindados Chaimite que estão em exposição estática em diferentes localidades portuguesas. A ideia era viajar pelo país, apreciar as paisagens, a cultura e a gastronomia; enquanto se fazia um itinerário pré-definido para se verem estes vestígios da indústria militar portuguesa.

Com este grupo de fotografias acrescentamos mais outro local onde podemos ver esta viatura anfíbia militar de fabrico português, que se encontra em exposição desde 2017. em Rio de Moinhos, no Torrão (Alentejo).
Pela imagem anterior podemos afirmar que para além das funções que militares que este blindado Chaimite teve, também é um bom fornecedor de sombra, enquanto alguém está sentado nos bancos de madeira que vemos junto da parte lateral.

Agradecemos a João Fonseca pelo envio das fotografias e das informações!

Continue lendo...

2023/11/11

Alfinete de lapela da UMM


O filme "Canção de Lisboa" imortalizou a frase "Chapéus há muitos, seu palerma!" e é esta que nos vem à cabeça quando olhamos para este alfinete de lapela dos jipes UMM.

Isto porque ao longo de quase duas décadas de coleccionismo de material dos UMM 4x4 juntámos cerca de duas dezenas de pins dos UMM, mas nunca um alfinete de lapela da marca.
É feito em metal dourado com pormenores em esmalte nas cores oficiais (branco, verde e azul escuro).

Agora a colecção ficou ainda mais completa!

Continue lendo...

2023/11/09

Fotos de Mini Moke azul novo


No seguimento de termos apresentado uma fotografia da linha de montagem dos Mini Moke, hoje mostramos imagens da época de um automóvel Mini Moke novo, acabado de sair da linha de montagem.
O exemplar em questão está pintado de azul e encontra-se sem capota. Nele podemos ver que os bancos estão forrados a napa branca, com remate em vermelho.

Uma outra fotografia que vinha no lote era da parte do tablier e que aparentemente é do mesmo automóvel Mini Moke, pois também está pintado de azul e os estofos são das cores já referidas.
Podemos ver a simplicidade do painel de instrumentos, que era colocado em posição central. O volante tem o emblema da Austin.

Continue lendo...

2023/11/07

Jipe Portaro em exposição - 29.ª Automobilia de Aveiro / 2023


Os jipes Portaro vão sendo avistados na Automobilia de Aveiro e na última edição a coisa não foi diferente.

Na exposição de viaturas todo-o-terreno que se podia ver entre os pavilhões dos feirantes, lá estava um exemplar restaurado, pintado de verde, com a capota em branco.
Quando se espreitava para dentro da viatura era possível ver a forma como a roda sobresselente era transportada.

Este modelo de jipe Portaro em concreto estava equipado com bola de reboque, o que só reforça a sua imagem de viatura de trabalho, cheia de força para rebocar o que for preciso!

Outro pormenor que se podia observar eram as palas em borracha com um elemento gráfico, que eram características da época em que forma fabricados.

Continue lendo...

2023/11/05

Cartão de visita da Macal - M. Caetano Henriques & C.ª L.da


Na senda da história das diferentes marcas de fabricantes de bicicletas e de motorizadas em Portugal, deparamo-nos com peças curiosas, como este cartão de visita da Macal - M. Caetano Henriques & C.ª L.da

Nele podemos ver o emblema da Macal que na parte central tem um motociclista e uma ponte, levando-nos assim para Águeda.
Por baixo do nome da empresa podemos ler que foi fundada em 1921.

Na canto inferior esquerdo podemos ler os diferentes contactos que a Macal tinha - já com referência ao telefax, o que nos ajuda balizar temporalmente este cartão.

Continue lendo...

2023/11/03

18.º Salão Automóvel Motociclo Clássico e Sport de Aveiro


No início do mês de Dezembro temos o Salão do Automóvel e Motociclo Clássico e Sport de Aveiro, que tem lugar no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro.
O 18.º Salão Automóvel Motociclo Clássico e Sport de Aveiro decorre durante os dias 2 e 3 de Dezembro.
Para mais informações, contactar a organização.

Continue lendo...

2023/11/01

Folheto motorizada Famel Yuppie


No meio da gama de motorizadas desportivas, a Famel também tinha outros modelos que se destinavam a clientes que procuravam veículos para fins diferentes, como por exemplo, para se divertirem.
A motorizada Famel Yuppie era um modelo de roda pequena, com pneus 12 x 2.75 e com quadro aberto, com duplo berço.     

O vermelho, o branco e o preto davam-lhe um ar vistoso e jovem, pronta para viver a vida, tal como um Yuppie - denominação dada a jovens que nos anos 80 tinham algum dinheiro proveniente do seu trabalho e que o gastavam no que estava na moda.
Neste folheto podemos saber mais sobre a motorizada Famel Yuppie que pesava 56 kg.
Nele consta um carimbo de um agente que as vendia em Espanha, na zona de Barcelona.

Continue lendo...