..

2015/06/21

Bicicleta pasteleira com montagem EFS de João Fonseca


No último encontro de bicicletas pasteleiras de Pinhal Novo pudemos conhecer a bicicleta antiga de João Fonseca.

Para quem não sabe, João Fonseca é o organizador do Passeio de Bicicletas Antigas de Budens, no Algarve, perto de Vila do Bispo.

À primeira vista é uma comum bicicleta pasteleira de fabrico nacional, mas um olhar mais atento mostra que não é bem assim!

Quando dizemos que não é uma bicicleta comum, não nos estamos a referir só a sua história, pois foi herdada do avó, que a usou a partir dos anos 50 do século passado. Um dos elementos que nos remetem para esse passado, é a existência de um amuleto com um pequeno guiso e uma ferradura - sinal de que já noutras épocas era preciso alguma sorte para se andar na estrada...

O que nos salta à vista nesta bicicleta são os componentes usados. O quadro é da EFS - marca fundada em 1911! O farol é da inglesa Miller e ainda tem o vidro original, também ele da Miller.

O selim em couro é da P.F.S. - o que nos remete para o início da indústria das bicicletas nacionais.

E o suporte de mercadorias, a avaliar pelo que é visto noutras bicicletas pasteleiras oriundas do Algarve, tem uma forma característica, em que a ligação à zona do selim tem uma ondulação, a lembrar um til. Arriscamos a dizer que era fabricado localmente.

E melhor de tudo, a bicicleta ainda mantinha a patine do tempo, só tendo sofrido pequenas reparações resultado da passagem dos tempos.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário