..

2023/06/24

Famel Foguetão Super Sport restaurada


A Famel foi uma marca que lançou muitos modelos que são pouco conhecidos dos entusiastas de motorizadas fabricadas em Portugal. E se para muitos o modelo mais interessante da Famel foi a XF-17, é porque não conhecem bem o que saiu desta fábrica.

Nas imagens vemos um desses modelos, trata-se de uma Famel Foguetão Super Sport, que de acordo com Vítor Cruz (a quem agradecemos as fotos e as informações!), terá surgido em 1972 e do qual terão sido produzidos poucos exemplares.
Estava equipava com um motor que tinha bloco Zundapp do tipo 284 redondo, com cilindro Famel (conhecido por cabeça de repolho) com mais de 6 cv, alimentado por um carburador Bing 1/19/23 e com filtro de ar cilíndrico de marca Knecht.

No folheto onde a Famel divulgava as características técnicas desta motorizada, apresentava-a como sendo um "conjunto desportivo, especial para competição". Pelo guiador e pelo escape colocado em posição elevada, facilmente se percebia isso.
O depósito de combustível é parecido com os das Macal M70, mas este tinha diferenças, por exemplo na torneira colocada à direita, de marca Sofi, com filtro. Já o tampão do depósito é cromado e é de marca Cawy. 
A frente é marcada pelo farol com forma hexagonal da marca Mil e com um conta quilómetros ovalizado, branco ou preto, de marca Huret ou Veglia típicos das motorizadas Famel da década de 70.

Mas nada como ouvir o proprietário Vítor Cruz falar sobre esta Famel Foguetão Super Sport e as suas características: 
"O seu ar super desportivo, marcado também, pelos avanços cromados com uma ligeira inclinação para a retaguarda com cepos e manetes tipo Magura, punhos pequenos Famel, rodas 17/2.75 na época designado por 21/2.75 e cubos grandes sem designação Famel. O escape, grelha e a curva completam o seu ar desportivo, passando do lado direito do motor, paralelo ao selim, deixando assim desta forma, o típico ar carismático do escape a passar por baixo do motor. O farolim traseiro muito emblemático e conhecido do tipo Hella. Posto isto, e não era de esperar, o seu custo foi bastante elevado comparando com os modelos em produção na época, tais como, Macal M70 Sport, a SIS Sachs V5 Sport, a EFS Nacional Sport - entre outros modelos".

"Este fator levará à queda deste modelo super desportivo. Em 1975/76 dá-se e apresenta-se a primeira série do modelo Famel XF 17 e este viria a ter um custo inferior à Famel Foguetão Super Sport (há quem diga que é a mãe da Famel xf 17 e precursora deste projeto)."
E nada como apreciar as fotografias onde vemos este super modelo da Famel!

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário