..

2016/02/17

Publicidades antigas n' O Meu Guia para 1915


A história da bicicleta em Portugal ainda está por escrever, mas temos publicado algumas informações que ajudam a perceber que é um pouco mais antiga do que aquilo que se pode julgar.
A EFS estabeleceu-se em 1911; a Casa Victória de Armando Crespo & C.ª, foi fundada em 1904; a Simões e Filhos, das bicicletas The Zenith Cycles foi fundada em 1895 e já para não falar da F. Pinto Coelho (Herdeiros), L.da que foi fundada em 1766!
Por este motivo não é de estranhar que em 1915 os Grandes Armazéns Simplex, de J. Castello Branco, investissem em publicidade de uma página inteira no "O meu guia para 1915". Os armazéns situavam-se na Rua da Palma 266 a 268 e na Rua Eugénio dos Santos, em Lisboa. Para além de discos e machinas fallantes, também vendiam bicicletas...

Se nos queixamos da história da bicicleta em Portugal, o que dizer da história do carro fúnebre em Portugal?...
Na mesma publicação há uma publicidade à empresa funerária de Pires Branco e Martha, que realizavam funerais de todas as classes, situando-se no largo da Abegoaria, em Lisboa. A publicidade é ilustrada com uma imagem de um hipomóvel cheio de panos suspensos. Seria de fabrico nacional?

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário