..

2016/02/06

Tricarro Motalli TR da J.A.E. - Salão Motor Clássico 2015


Uma das vantagens de ter um blogue é que não temos de nos preocupar com a quantidade de fotografias que divulgamos, dando aos nossos leitores muitos pormenores, já para não falar no facto de que se podem ver maiores, bastando clicar nelas. Se fosse material impresso em papel, teriam de ir comprar uma lupa!
Dizemos isto porque deste modo mostramos várias fotografias do tricarro Motalli TR que esteve em exposição no espaço da JAE no Salão Motor Clássico 2015 que decorreu na FIL.

A Motalli foi uma das marcas que se destacou no panorama dos fabricantes portugueses de veículos com motor, não só por se localizar a Norte (tal como a Pachancho) em Braga, mas por ter feito veículos diferentes em termos de visual e de utilização.

Na sua gama de produtos incluía vários triciclos motorizados para transporte e distribuição de materiais, pelo que não é de estranhar que a Junta Autónoma das Estradas tenha adquirido estes veículos para apoio aos trabalhos que realizava.

Um desses tricarros Motalli TR da Alberto Carvalho Araújo chegou até aos nossos dias e esteve em exposição no evento.
É do ano de 1965 e tem o número de série EU 422.

Está equipado com um motor Alma de turbina, com 3 velocidades e tem pedais para ser colocado em funcionamento.

Na parte de trás tem uma caixa de carga em metal que se abre pela traseira, tendo para esse efeito duas portas que abrem verticalmente. Sobre as portas tem pintada a referência MT 003.

Na lateral desta caixa de carga tem pintado a preto J. A. E. - Direcção de Estradas de Castelo Branco.

Está pintado na cor amarela característica desta empresa e nem lhe falta a chapa ovalada em relevo com a referência "Estado".

Na exposição deste Motalli TR não foi esquecido o tradicional capacete, por muitos designado de penico, que foi colocado num dos punhos do guiador, dando maior realismo ao conjunto.

Agora vamos aguardar pelo Motorclássico 2016 e ver se a JAE volta a expor outros veículos de fabrico nacional.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário