..

2018/12/25

Camião Leopardo ao pormenor - B. V. de Sousel (4/7)


Na época de Natal é legítimo pensar em coisas pintadas de vermelho e de branco!
Todos fazemos isto de forma natural, pois o nosso cérebro está habituado a fazer associações.

Por exemplo.... Quem gosta de veículos nacionais, quando se fala na marca Jaguar, pensa logo nos pneus para motorizada; quando se fala em Sagres, pensa logo nas bicicletas; quando se fala de AJS, pensa logo nas motorizadas de Santiago do Escoural...

E pelo Natal, quem gosta de veículos de fabrico nacional, ao ouvir falar em vermelho e branco, pensa logo em... Um camião Leopardo dos bombeiros!

Sim, no dia de Natal damos destaque ao camião Leopardo, fabricado pela Bravia, que pertence aos Bombeiros Voluntários de Sousel.

E como nesta época também há quem se vista de vermelho e branco, para carregar presentes que distribui pelos outros, um pouco por todo o lado; damos destaque aos elementos que permitem a este camião de fabrico português carregar peso e andar por todo o lado.

Sim, aqui divulgamos uma série de fotografias do sistema de suspensão do camião Leopardo, feito com recurso a feixe de molas de flexão, de modo a que este camião 6x6 suportasse o peso da água que transportava.

E se distribuir presentes é uma tarefa colectiva, apagar fotos também o é, pelo que este camião tinha uma cabine dupla, onde transportava um tripulação de bombeiros.

E para facilitar o acesso ao compartimento do condutor, havia duas portas de cada lado e os respectivos estribos com piso antiderrapante. Afinal a segurança não podia ficar relegada para segundo plano.

E como os Leopardos também estão activos durante a noite, terminamos com fotografias dos faróis e das luzes sinalizadoras existentes de cada lado da frente deste camião.

No caso dos faróis tinham um aro pintado de preto e os farolins tinham um aro pintado de cinzento.

2 Comentários

Tobras disse...

É só para informar que o fabricante dessa viatura era a V.M. (veículos motorizados) no Porto Alto.Marca BRAVIA modelo LEOPARDO 6x6

Tobras disse...

É só para informar que o fabricante dessa viatura era a V.M. (veículos motorizados) no Porto Alto.Marca BRAVIA modelo LEOPARDO 6x6

Enviar um comentário