..

2018/12/13

Camião Berliet Tramagal - Salão Motorclássico 2018


Este camião Berliet Tramagal teve destaque quando falámos do que vimos no Salão Motorclássico 2018, estando exposto no espaço da Associação Portuguesa de Veículos Militares.

Hoje aproveitamos para o apresentar individualmente, dando destaque a vários pormenores do seu fabrico.

Na busca de se incorporarem o máximo de peças de fabrico nacional; ao mesmo tempo que se procurava manter os custos de produção baixos, abundam as linhas rectas e as superfícies planas, bem como as soluções simples.

Por exemplo, na imagem anterior vemos que o taipal traseiro tem dois elementos em "U" invertido, servindo estes de degrau para a colocação dos pés, quando o taipal está aberto, facilitando o subir para a caixa de carga.

Este exemplar estava equipado com uma metralhadora quádrupla de artilharia antiaérea, tendo sido possível vê-la em funcionamento durante o evento.

Relembramos que o livro "Berliet, Chaimite e UMM – Os Grandes Veículos Militares Nacionais" foi apresentado junto a este camião, ou não fosse ele militar e de fabrico nacional.

Na imagem anterior vemos que o farol deste camião está colocado (e bem protegido) dentro do para-choques, evitando-se assim que se partisse quando se andava dentro de matas ou no campo.

Parte da lateral do taipal do camião está retirada, pois a amplitude de direccionamento da metralhadora permite disparar em direcção ao solo, tornando-a assim mais útil em caso de necessidade.

Na traseira podemos ver uma zona de transporte de uma reserva de combustível em três jerricans, aumentando deste modo o nível de autonomia deste camião.

1 comentário

Anónimo disse...

Conduzi-o ao serviço do Exército foi fantástico.

Enviar um comentário