..

2013/08/04

Scooter Rosengar Capri de Pedro Casanova


Hoje apresentamos mais uma scooter com cunho nacional e que é desconhecida de muitos, ou não fosse ela da marca Rosengar.

Como já aqui dissemos, a Rosengar era vendida pela Sucena & Faria, L.da, na Rua da Picaria, no Porto.
Esta Rosengar Capri é de 1967 e está equipada com motor Sachs de turbina, de 3 velocidades de mão. As jantes de 12 polegadas de raios e os frisos de alumínio nos fundos são extras.

Neste caso, esta scooter Rosengar Capri foi uma motorizada importada de Itália e rebaptizada pela Sucena & Faria, situação que era prática comum nesta marca.

Originalmente era uma Garelli Capri. Este modelo de motorizada foi muito exportado pelos italianos para a Europa e América, especialmente para a Argentina, onde é conhecida como "Garelli Lido".

A scooter terá servido fielmente o anterior dono durante vários anos, fazendo vários quilómetros diariamente como era habitual na década de 70/80, onde grande parte da população portuguesa circulava em duas rodas.

Esta scooter Rosengar Capri foi adquirida recentemente por Pedro Casanova (a quem agradecemos as fotos e informações desta colaboração!) e encontra-se em estado muito original, incluindo a documentação legal e até contem a chave de ignição original que diz Capri, como se pode ver na imagem.

A scooter Garelli Capri usou vários motores, sendo que o mais usado era da própria marca Garelli, tendo sido usadas varias cilindradas - 50cc ,70cc , 90cc e 125cc. O motor Sachs provavelmente só foi usado na exportação para Portugal .

2 Comentários

André Barbosa disse...

Bom dia,
também tenho uma Rosengar capri, com algumas diferenças desta (cor, conta quilómetros, jantes). Neste momento estou a acabar de fazer uma reparação. Serial possível me darem o contacto do Pedro Casanova para trocarmos alguns comentários sobre a mota?
Posteriormente, quando tiver a mota montada posso colocar fotos :)

Ainda deste assunto, a mota não saiu só em Portugal com o motor sachs, também foram vendidas na Alemanha e no UK.

Guilherme Rei disse...

Boa tarde,

De momento estou a começara a restaurar uma mota igual. Sabem onde ou alguem que tenha peças para vender?
Obrigado,
Guilherme Rei

Enviar um comentário