..

2022/03/07

Bicicleta Helios Cycles de amolador - Museu Duas Rodas


No Museu Duas Rodas estão expostas muitas motorizadas e bicicletas, bem como artigos com elas relacionados. No meio disto tudo também há aspectos particulares sobre os fins para os quais os veículos eram usados, como acontece com a bicicleta que agora mostramos.

Esta era uma bicicleta de amolador, que tanto reparava guarda-chuvas, como afiada tesouras ou facas. Há algumas décadas era possível ouvir (sim, faziam-se anunciar com um som especial, feito com recurso a uma flauta de pan em plástico) e ver pessoas que realizavam este trabalho, especialmente em determinadas épocas do ano.

A bicicleta Helios que era usada como veículo de trabalho para esta tarefa foi fabricada pela Confersil, como se pode ver pela gravação no guiador.

Na traseira, sobre o suporte de mercadorias foi aplicada uma bancada de trabalho, equipada com esmeril, com torno, bigorna e uma caixa para transporte de ferramentas e de pequenas peças usadas nas reparações a efectuar.

Em termos de acessórios e de peças, esta bicicleta Helios Cycles tem um selim da marca Fravira, dínamo da Belsan e pedais da Vilar.

Para terminar, resta referir que o quadro da bicicleta é aberto, sendo de um modelo de senhora.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário