..

2021/04/02

Comboio amarelo da Transpraia n.º 2 (2/3)


Chegámos a Abril e a chamada época alta no turismo aproxima-se a passos largos, com mais calor, os dias com mais tempo de luz e os fins-de-semana fora de casa.

E aproveitamos esta situação para apresentar mais um conjunto de imagens do comboio n.º 2 da Transpraia, que liga Costa de Caparica à Fonte da Telha, quando estava em funcionamento.

E neste grupo de fotografias tentamos mostrar como funciona a inversão de marcha nesta linha turística de comboio. Então vamos lá!

No final da linha, esta divide-se em duas, para voltar a unir-se na extremidade. Quando o comboio chega ao fim do percurso, a locomotiva é separada das carruagens, de modo a que a locomotiva possa avançar até à extremidade da linha, onde há uma plataforma giratória.

Nesta plataforma a locomotiva é rodada para o sentido contrário, sendo este trabalho feito manualmente, como se vê na fotografia anterior. Depois a locomotiva sai pelo lado que tem a linha desimpedida e vai até ao ponto onde a linha é só uma.

Enquanto é realizado este procedimento, os bancos das carruagens são virados para o lado em que será feita a marcha do comboio. Entretanto a locomotiva volta a entrar na linha que está ocupada com as carruagens e é engatada para as poder puxar. 

E assim que estiver na hora combinada, o comboio arranca para mais um percurso pelas dunas da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário