..

2021/04/04

Manual de cuidados a prestar ao motor Alma / Motalli P3 - 48


Os motores Alma P3-48 equipavam várias das motorizadas e tricarros fabricados pela Motalli de Braga, sendo fabricados em Portugal sobre licença da italiana F. B. Minarelli.

Nas imagens vemos o manual de instruções gerais dos cuidados a prestar aos motores Alma P3 - 48 Normal e aos motores Alma P3 - 48 Sport, ambos de 3 velocidades, que divulgamos no Rodas de Viriato de forma gratuita.

Nesta publicação é indicado que o motor Alma P3-48 Normal permitia atingir a velocidade de 65 km/h, enquanto que o motor Alma P3-48 Sport permitia chegar aos 90 km/h.

Numa tabela é possível ver as várias referências destes motores, como o motor Alma P3 com pedais; o motor Alma P3 / KS com "kick-starter"; o motor Alma P3 / V com pedais e turbina e o motor Alma P 3 / KSV com "kick-starter" e turbina.

Nas páginas centrais consta a informação relativa à manutenção feita aos primeiros 200 km; aos 500 km; aos 1000 km e aos 5000 km (bem como semanalmente).

Há ainda indicações de como proceder em caso de o motor não trabalhar, sendo apresentados os vários cenários mais frequentes.

Também há informações sobre a lubrificação e sobre as velas indicadas para os motores em questão.

A terminar vemos a recomendação de não se entregar um motor Alma P 3 nas mãos de um qualquer curioso.

Não há indicação do ano de fabrico, nem da quantidade de exemplares impressos.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário