..

2020/02/26

Ciclomotor Mauser com motor Cucciolo - 27.ª Automobilia de Aveiro / 2019


Se nem todos os heróis vestem capa, também nem todos os ciclomotores antigos produzidos em Portugal são iguais, havendo muito por descobrir e escrever sobre este tema.

Nas imagens vemos um ciclomotor de marca Mauser Cycles - Made in England, marca do armazenista Manuel de Almeida Abrantes, de Águeda.
No emblema vemos duas espingardas cruzadas, provavelmente na tentativa de se criar uma ligação às armas Mauser, tal como acontecia com a BSA, que produzia armas e motos.

Neste caso está equipado com motor Cucciolo da Ducati, mas este armazenista também comercializava os motores Pirotta e Lutz.

Um dos aspectos que sobressai neste ciclomotor Mauser é o facto de o quadro ter dois varões metálicos entre a coluna da direcção e a zona do selim.

Estes varões prolongam-se para a traseira, até ao eixo da roda de trás, passando ao lado do tubo onde entra o espigão do selim, fazendo uma transição gradual de uma zona para a outra.

Outro dos elementos que é diferente, é a chapa que prende a zona das hastes do guarda-lamas ao quadro, chapa esta que tem a forma de um escudo militar simplificado.

Como já escrevemos noutras ocasiões, este pormenor costuma ser uma das marcas do fabricante do quadro e, a serem originais de época, temos mais outro fabricante a juntar à lista dos mais conhecidos, como a Vilar ou a EFS.

A bomba de ar está colocada lateralmente, junto da roda traseira.

E o depósito de combustível está colocado por cima da roda de trás, bem perto do selim.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário