..

2020/02/29

Jipe UMM Cournil 4x4 BM-00-93 / Salão Motorclássico 2019 (3/3)


No Rodas de Viriato tentamos ter publicações especiais todos os dias, mas publicações como esta só acontecem de 4 em 4 anos! Pensem um pouco e descobrirão porquê.

Nas imagens vemos as restantes fotos do jipe UMM Cournil 4x4 com matrícula BM-00-93, que esteve no Salão Motorclássico 2019 e que ainda não divulgámos.

Mais uma vez insistimos em pormenores que nos mostram como era um jipe UMM de competição, pensado para competir a nível internacional, por exemplo em África.

Neste vemos que o pisca, ou luz sinalizadora de mudança de direção está colocada por cima, no guarda-lamas, e não à frente, ao lado do farol - certamente por poder ficar tapada pela grelha de protecção que existe à frente de cada farol.

Estes jipes tinham a carroçaria feita numa chapa mais fina, neste caso de 0,8 mm, de modo a tornar o conjunto mais leve, situação que a médio e longo prazo se torna complicada, pois os efeitos da ferrugem vêem-se com mais facilidade.

Outra alteração que era realizada nestes jipes UMM, era a existência de uma inclinação maior no vidro da frente, de modo a fazer com que o jipe fosse mais aerodinâmico e, consequentemente, mais rápido ou tendo menor gasto de combustível.

Na parte inferior vemos que foi usada chapa canelada, solução que dava uma maior rigidez ao metal, sem que para isso se tivesse de aumentar a espessura da chapa.

E terminamos com o pormenor do pneu Camac Terra 4x4, fabricado em Portugal e que foi desenvolvido para ser usado nos jipes UMM.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário