..

2019/06/04

Reportagem da 27.ª Automobilia de Aveiro / 2019 (2/2)


E depois de termos começado por falar genericamente do que vimos na 27.ª Automobilia de Aveiro / 2019, sob o ponto de vista dos veículos fabricados em Portugal, aqui fica o que vimos e achámos de forma global de todo o evento.

A linha seguida pela organização passa por entremear (literalmente) espaços de exposição, com espaços comerciais, o que resulta numa combinação feliz, em que cultura e comércio coexistem de forma benéfica.

Começando pela parte da cultura, na zona central e de acesso aos pavilhões era possível ver várias exposições, com diferentes temas, veículos e entidades / instituições presentes.

Por um lado havia veículos antigos de bombeiros, alguns dos quais de tracção animal e, mais recentes, várias ambulâncias que tinham como base veículos emblemáticos, como a Volkswagen pão de forma ou o jipe Land Rover.

Por outro lado havia veículos de entidades como a Junta Autónoma de Estradas ou a Força Aérea. Esta tinha um helicóptero e um avião onde os visitantes podiam contactar de perto com máquinas que muitas vezes só são vistas ao longe.

Havia ainda uma exposição relacionada com os 100 anos de marca Citroen e outra relacionada com o carros de corrida do Rali TAP / Portugal, fazendo com que muitos revissem automóveis que marcaram no passado o imaginário de entusiastas desta modalidade.

E as duas rodas sem motor não ficaram esquecidas, havendo uma exposição de bicicletas antigas, com aproximadamente 100 anos.

Também houve um passeio de bicicletas clássicas que permitiu avivar imagens do nosso passado, como a do Guarda Fiscal com a sua bicicleta, isto para além de permitir o salutar convívio entre os participantes, numa terra conhecida pelas bicicletas - Aveiro.

Também estavam presentes vários dos clubes que promovem e dinamizam a conservação de veículos antigos em Portugal, deslocando para o local alguns veículos para exposição. Na imagem seguinte podemos ver uma exposição de motorizadas Honda de roda pequena.

No espaço interior, dedicado à venda de material e de serviços, mais uma vez foi possível ver os diferentes produtos da Ferrugens & Companhia para restauro e proteção de metais ferrosos e de outros, sendo possível observar um depósito de moto tratado no interior com os produtos comercializados. Quem precisa de ver para crer, aqui tinha a resposta para o que procurava.

A Automobilia de Aveiro é conhecida por ter de tudo à venda, e este ano não foi excepção.
Desde chapas de clubes, de empresas de seguros, de marcas de veículos, de provas de competição, o mais difícil era escolher as que trazer.

Em relação às motos clássicas e às motorizadas antigas, continuou a ver-se de tudo uma pouco, das mais variadas marcas, épocas e cilindradas.

E o colecionismo de artigos ligados ao mundo da automobilia vão continuando a aumentar de ano, para ano. Muitos manuais antigos, folhetos, catálogos, latas de óleo...

E também reclamos luminosos antigos...
Constactámos que o número de visitantes era superior ao do ano passado, situação confirmada em diferentes locais e com diferentes pessoas, o que é um sinal muito positivo.

Paralelamente às exposições e às compras / vendas, o convívio permitido neste ponto de encontro é uma mais valia muito importante, pois trará frutos num futuro próximo.

Entretanto esperamos ansiosamente pela 28.ª Automobilia de Aveiro / 2020!

1 comentário

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Me chamou a atenção numa das fotos a presença dum DKW Munga. Chegou a ser efetivamente usado pelo Exército Português? Cá no Brasil não teve muita sorte na concorrência com os Jeep Willys e versões regionais do Toyota Land Cruiser J40.

Enviar um comentário