..

2019/01/28

Camião Leopardo ao pormenor - B. V. de Sousel (5/7)


A chapa quinada é, a par da robustez, uma das características da maioria dos automóveis, carrinhas e camiões fabricados em Portugal.

O recurso limitado a maquinaria mais sofisticada, bem como a simplicidade do fabrico, tem vantagens que, tal como nos amigos, é nos momentos de dificuldade que se evidenciam.

Nas imagens podemos ver a 5.ª parte de fotografias deste camião Leopardo que pertence aos Bombeiros Voluntários de Sousel (ver parte 1parte 2parte 3 e ver parte 4).

Desta vez vamos para a zona inferior do camião, mostrando pormenores dos componentes mecânicos, bem como de algumas das soluções de fabrico encontradas pela Bravia / VM.
Numa das imagens anteriores podemos ver o guincho que está instalado na frente do camião.

Sendo um veículo pesado, abundam peças e chapas de grossuras consideráveis, bem como muitos parafusos e porcas.

Na imagem anterior podemos ver a zona da cava da roda direita na frente, onde se vê o local onde foram fixados o farol e os farolins / luzes sinalizadoras.

Na estrutura do camião foram usadas vigas em "U", que conferem mais rigidez ao conjunto. Não nos podemos esquecer que o camião Leopardo foi criado de modo a poder transitar em caminhos de terra e carregado de muita água.

Os espaços livres foram aproveitados para criar zonas de arrumação, como é o caso deste armário cujo acesso é feito pelo exterior, localizado perto das rodas traseiras.

Aparentemente o bocal do depósito de combustível situa-se do lado direito do camião, na zona entre as portas que dão acesso à cabine.

A parte inferior do depósito de combustível está alinhada com a parte inferior do armário de que falámos anteriormente, como se vê na imagem.

As comunicações via rádio não foram esquecidas e este Leopardo tem a antena localizada do lado esquerdo, junto do espelho retrovisor.

1 comentário

Tobras disse...

Gostei do post relativo ao camião VM leopardo o qual esteve exposto no salão de equipamentos para bombeiros na FIL em lisboa em representação do carroçador Tecopal de pombal.
Esta viatura foi estreada por mim e muitas glorias deixou aos Bombeiros Voluntarios de Sousel.

Enviar um comentário