..

2018/07/26

Camião Leopardo ao pormenor - B. V. de Sousel (2/7)


O clima é, a par da política, um tema onde acreditamos consecutivamente que alguém pode adivinhar como vai ser o futuro. Se no primeiro a ciência e a matemática são chamadas à baila para justificar a pseudo seriedade do que é dito, na segunda, um fato com gravata e cabelo grisalho dão o aspecto de que alguém deve ser levado a sério.

Isto para entrarmos no tema da publicação de hoje, relacionada com este camião Leopardo dos B. V. de Sousel. Sim, porque o clima está muito relacionado com a existência de fogos florestais em Portugal e se há um ano tínhamos muito calor, este ano as coisas não têm sido assim.

Deixando o presente e o futuro, vamos até ao passado, divulgando este camião Leopardo que em tempos esteve operacional como PSP - Pronto Socorro Pesado, como se pode ver pelas letras pintadas a branco numa das portas.

Continuando a divulgar pormenores deste camião pouco conhecido, que foi fabricado em Portugal, mostramos fotografias dos diferentes estribos usados.
Na parte da frente há um que permite o acesso à zona superior do pára-choques, transformada em plataforma, de modo a facilitar mexer na zona do motor.

Na parte traseira estão localizados por baixo dos farolins, facilitando o acesso à plataforma onde se localiza uma bomba para água. Pelo seu posicionamento, adivinha-se que pudessem sofrer danos quando o camião passava zonas mais inclinadas, de valas ou ribeiras.

Lateralmente, junto da cabine, facilitavam o acesso do condutor e passageiros para o interior do habitáculo. Neste caso o degrau era feito com uma chapa perfurada com círculos, de modo a aumentar o atrito e evitar escorregadelas.

Junto destes estribos localizava-se um pequeno compartimento, com a parte da frente corrediça.

Quase a terminar mostramos um pormenor de uma dobradiça de uma porta, onde vemos um pedaço de metal saído a meio, destinado a impedir que a porta abra mais do que o pretendido.

Na parte superior do tanque há uma agulheta fixa que permitia o combate aos incêndios feito directamente a partir do camião Leopardo, fabricado pela Bravia.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário