2018/11/11

Camião Leopardo ao pormenor - B. V. de Sousel (3/7)


No dia em que se assinalam 100 anos do final da I Grande Guerra Mundial, aproveitamos para divulgar mais algumas imagens do camião Leopardo que estamos a mostrar ao pormenor, pertencente aos Bombeiros Voluntários de Sousel.

É um veículo destinado a manter a paz, mas foi construído pela Bravia, que a par da UMM, terão sido duas das marcas nacionais que mais versões militares tinham na sua gama de produtos. Destas duas, a Bravia é automaticamente associada a veículos de guerra, sendo desconhecidos da maioria das pessoas os veículos que fabricou para o mercado civil.

O blogue Rodas de Viriato tem esta função pedagógica, pelo que aqui divulgamos um dos poucos camiões Leopardo que foram fabricados para serem usados no combate a incêndios e fogos.

É um camião destinado a carregar peso por caminhos florestais, montanhas e campos, onde o piso ou trilho de circulação está degradado ou, pura e simplesmente, não existe.

Tem uma cabine dupla, para poder transportar vários tripulantes ao mesmo tempo. Um desses tripulantes podia manobrar um foco exterior de iluminação, para apoio ao ataque directo às chamas, ou para iluminar caminhos ou locais durante a noite.

A traseira do camião está preparada para permitir o acesso à parte de cima do tanque de água, onde existe uma agulheta, uma escada e um pneu suplente.

Devido à altura a que se encontra o pneu suplente, e ainda que o camião esteja equipado na traseira com eixo duplo, de rodado duplo (que no caso de um pneu furar, poderá continuar viagem com facilidade), adivinha-se que seja difícil e um pouco perigosa a realização do seu manuseamento.

A cabine dos passageiros tem uma janela na traseira, que permite a entrada de luz no espaço e, ao mesmo tempo, visualizar o que se passa nesta parte do camião.

Junto deste vidro há um alçapão que dá acesso à zona do tanque. Este fecha com recurso a dois parafusos que apertam num dos lados.

Sendo um camião fabricado em Portugal, tem vidros de marca Covina.

Na zona inferior do camião há muitos pormenores por revelar e, para despertar a curiosidade, mostramos uma pequena chapa colocada num dos diferenciais deste camião.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário