..

2018/06/18

Automóvel APM no Salão Motorclássico 2018 (1/4)


As marcas de automóveis fabricados em Portugal são muitas, mais dos que as 11 divulgadas naqueles sites que se copiam uns aos outros, usando títulos chamativos, do tipo: "Conhece as 11 marcas de automóveis fabricados em Portugal?", ou "Sabia que estas 11 marcas de automóveis foram fabricadas em Portugal?", ou "As 11 marcas de automóveis fabricadas em Portugal que desconhece...", ou "Antes de morrer conhece as 11 marcas de automóveis fabricados em Portugal"...

Agora vão ter de escrever um artigo intitulado "Conhece as 12 marcas de automóveis fabricados em Portugal?"... E se o jornalista, desculpem, o copypasteista, for um pouco mais inteligente dirá algo como "Conhece a dúzia de marcas de automóveis fabricados em Portugal?... Mas este título é capaz de ser um pouco complexo...

Pois bem, divulgamos imagens do automóvel de marca APM que esteve em exposição Salão Motorclássico 2018, no espaço do Museu do Caramulo.

O nome APM resulta da junção das iniciais dos nomes de António Pereira Machado, que segundo a informação que constava ao lado deste automóvel, era sócio de Libório Machado, que construiu este automóvel numa oficina onde ambos eram sócios.

A oficina situava-se no Porto e o automóvel foi construído no final da década de 30 do século passado, mais concretamente em 1937.

Este automóvel teve como base um chassis de um Fiat Ballila, tendo ainda usado peças de um Fiat 1100 da mesma época.

Muitos dos 11 (ou 12?!...) automóveis fabricados em Portugal eram descapotáveis e este não é excepção... Nele vemos alguns pormenores curiosos, como o elemento decorativo que aparece na imagem anterior.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário