..

2018/06/21

Gravura com blindado Chaimite no 25 de Abril de 1974


Com dificuldade haverá uma obra de arte sobre o 25 de Abril de 1974 mais emblemática do que aquela que divulgamos hoje e que está carregada de simbolismo.

Num primeiro plano temos, de um lado, um militar com cravos na lapela e no tubo da metralhadora. Do outro lado, uma mulher voluptuosa comemora a liberdade política, com o braço levantado e com dois dedos erguidos em sinal de vitória, tendo um cravo na boca e outro no decote, como que manifestando a sua (permitida) emancipação/liberdade sexual...

Em segundo plano podemos ver uma versão especial do blindado Chaimite, o modelo V-300 (que apareceu na revista do ACP com o artigo sobre o Chaimite), com uma torre armada com dois canhões SAMM S-530 de 20 mm, para defesa anti-aérea. No blindado vê-se um militar meio saído da torre.

Ao lado do blindado Chaimite V 300 vê-se uma multidão em festa, comemorando o fim da ditadura em Portugal. Uma vez que este cenário se reporta à nova realidade em Portugal, no canto superior esquerdo vê-se uma bandeira de Portugal esvoaçando. Em último plano vê-se o Quartel do Carmo, onde se refugiou Marcelo Caetano.

1 comentário

C.Telhal disse...

Eu tenho um quadro ou uma copia destas em casa, era do meu Avo... lembro-me de ser miudo e ele tinha-o pendurado na sala de estar, na época achava lindo.... politiquices á parte

Enviar um comentário