..

2017/07/04

Jipes UMM 4x4 no livro Le Dakar 1984 [40 anos UMM]


Se há um ano comemorávamos os 39 anos da criação da UMM, hoje é dia de comemorarmos os 40 anos da UMM, e como já vem sendo norma no blogue Rodas de Viriato, é com material importante e desconhecido da esmagadora maioria de entusiastas desta marca, que o fazemos.

Se em 1977 foi criada a marca UMM, passado pouco mais de 5 anos já os jipes da UMM andavam em competições internacionais, ao lado (ou melhor, à frente!...) de automóveis da Mercedes, da Toyota, da Range Rover, ou da Porsche. Sim, estamos a fazer referência ao ralie Paris Dakar de 1984.

Um pouco do que aconteceu nesta prova está documentado no livro "Le Dakar 1984" que divulgamos, com texto de Jean-Luc Roy e com fotografias de Yann Arthus-Bertrand, editado pela Hachette, em 1984.
Este livro tem a estrutura que mais tarde foi usada nos livros da colecção "Aventura", editados pelo Correio da Manhã. Ou seja, há fotografias (a preto e branco) e a lista de todos os participantes, tendo depois o corpo do livro com a narração do que mereceu destaque nesta prova e, por fim, as classificações obtidas em algumas das etapas e a classificação geral.

No ralie Paris/Dakar a UMM participou com 5 jipes, sendo que 4 deles são os mais conhecidos, mas neste livro aparece uma fotografia do jipe de assistência, que tem uma decoração um pouco diferente (é o da segunda foto neste texto).

Nas fotografias podemos ver o jipes:
- UMM 4x4 n.º 216 de Cortez / Gomes;
- UMM 4x4 n.º 217 de Megre / Vilas Boas;
- UMM 4x4 n.º 218 de Cardoso / Lopes;
- UMM 4x4 n.º 219 de Barbosa / Rosa Monteiro;
- UMM 4x4 n.º 482 de Pichel / Marques.

E para aqueles que estão sempre a dizer mal dos veículos feitos em Portugal, terminamos com uma fotografia de uma parte do texto do livro onde é referido o que aconteceu aos UMM de José Megre  e de Pedro Cortez durante a prova. Um sinal do valor que os pilotos e a marca ganharam em competição!

4 Comentários

Luis Filipe(Fibrarauto) disse...

Boa tarde João,qual o valor do livro?
Abraço.

J.B. disse...

Boa tarde Luís!
Vou enviar mensagem com resposta.
Abraço!
JB

Dinis Pita disse...

Boa noite, estou interessado no livro. cumprimentos.

J.B. disse...

Boa noite Dinis.
Obrigado pelo interesse no livro.
Por favor envie-nos um e-mail. O endereço está na lateral direita do blogue.
Cumprimentos
JB

Enviar um comentário