2015/09/22
Diapositivo com duas automotoras nacionais na Boavista
Ainda recentemente falámos de uma diapositivo com uma imagem de uma automotora ME, dos Caminhos de Ferro do Vale do Vouga e hoje mostramos uma imagem com as outras (duas delas!) automotoras de fabrico nacional, as da série M, que terão sido feitas nas Oficinas de Santa Apolónia.
A informação que acompanha o diapositivo refere que se trata da ME 8, mas segundo a informação disponível, só foram fabricadas 7 automotoras destas... Será que se trata de uma desfocagem da leitura da identificação da ME 3, da ME 5 ou da ME 7? Ou terá sido uma renumeração da frota de automotoras? Ou ainda outra qualquer coisa que só mostra a nossa ignorância pelo assunto?
Com a imagem vinha a informação de que a mesma tinha sido captada em 1973 ou em 1974 na Boavista, será que alguém consegue esclarecer estas dúvidas ou confirmar as informações?
Publicada por
J.B.
à(s)
22:25
Labels/palavras chave: *** Coleccionismo, *** Comboio
technorati: *** Coleccionismo, *** Comboio
Labels/palavras chave: *** Coleccionismo, *** Comboio
technorati: *** Coleccionismo, *** Comboio
Gostou deste artigo? Deixe um comentário ou assine nosso Feed.
Artigos Relacionados
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário
Detalhes das Automotoras:
Automotoras a gasolina série 9000 [via estreita]
Numeração UIC: 90 94 6 019001 a 90 94 6 019008
Construtor: Oficinas de Lisboa Santa Apolónia
Data de construção: 1948
Comprimento: 8,670 m
Largura: 2,700 m
Altura: 2,920 m
Peso (ordem de marcha): 8 t
Lotação: 11 [1ª classe] + 16 [3ª classe] + 10 [em pé] (ME 1-6), 7 [1ª classe] + 21 [3ª classe] + 10 [em pé] (ME 7-8)
Disposição dos rodados: 1A
Velocidade máxima: 80 Km/h
Potência (às rodas): 90 cv
9001-2: demolida
9002-0: demolida
9003-8: demolida
9004-6: demolida
9005-3: exposta no Museu de Arco de Baúlhe
9006-1: demolida
9007-9: exposta no Museu de Lousado
9008-7: demolida
Retirado do fórum Portugal Ferroviário.