..

2015/09/16

Motorizada Vilar Seta Pop 60 - R na Moto & Restauro


Conseguem identificar esta motorizada que aguarda por restauro na oficina Moto & Restauro, no Fundão?

Já estamos habituados a ver nesta oficina motorizadas pouco comuns e esta Vilar Seta Pop 60 - R sem dúvida que não é muito frequente de se ver...

Mas este exemplar fabricado pela Vilar e vendido pela Micromotor de Lisboa / Coimbra / Porto e Faro, apesar de estar mal conservado, vai recuperar o brilho que teve há cerca de 55 anos...

Relembramos trabalhos feitos na Moto & Restauro, como o restauro da Forvel Vip 2, da motorizada Dúnia com dois escapes ou da Confersil 504 S, que provam o que afirmamos.

O estado desta Vilar Seta Pop 60 - R mostra o que o passar dos tempos e a acção do homem fazem. Por exemplo, o motor de marca HMW tem bocados de cimento agarrados.

E o cimento não está lá para ajudar a prender o motor ao quadro!
Ainda que na parte de baixo este esteja preso só por um parafuso ao quadro (ver fotografia seguinte), na zona que fica por baixo das malas de ferramentas o ponto de apoio é mais que suficiente.

Uma vez que o corpulento motor HMW ainda não foi aberto, e pelo facto do modelo ser o Seta Pop 60 - R, ficámos com curiosidade em saber se o "60" poderá ser relativo à cilindrada do motor. Lembrem-se que a Vilar usou motores com 100 cc e com 125 cc, pelo que um cilindrada assim não seria uma surpresa.

O quadro é de linhas elegantes, conseguidas pela utilização de vários tubos moldados e soldados de forma a suportar os vários elementos da motorizada.

Nesta motorizada só existe suspensão na roda da frente, pelo que se adivinha que este terá sido um dos primeiros modelos fabricados.

O velocímetro de marca VDO está embutido no farol cromado da motorizada.

Quando vista lateralmente, rapidamente nos apercebemos do tamanho generoso dos guarda-lamas desta Vilar, que tem como cor base o vermelho, com pormenores a dourado e a branco.

Terminamos com uma fotografia do pequeno cubo usado na roda de trás.

Agora só temos de esperar um pouco para ver o resultado final...
Para mais informações sobre esta motorizada ou sobre restauros de outras motorizadas, podem contactar a Moto & Restauro pelo telemóvel 962448182 ou o 968423967 (Moche) ou pelo e-mail jadantunes@hotmail.com.

2 Comentários

Unknown disse...

Boa noite. O meu sogro tem está motorizada e está com interesse em vender.

J.B. disse...

Bom dia.
Por favor envie-nos um e-mail para o endereço que aparece na parte direita do ecrã com mais informações.
Obrigado e cumprimentos
JB

Enviar um comentário