..

2015/09/01

Triciclo a pedais antigo vermelho em madeira e metal (2/3)


E continuamos a apresentação do triciclo a pedais antigo em cor vermelha, feito em madeira, metal e com pormenores em plástico.

Voltamos a apresentar pormenores da construção deste triciclo, feito numa época em que as coisas eram fabricadas de modo a durar muitos anos.

As rodas e os raios são em metal. Os pneus são em borracha maciça de cor preta, com piso listado.

No metal que liga as rodas ao corpo do triciclo em madeira, ainda apresenta parte da cor vermelha em que foi pintado.

A parte de madeira já tem orifícios resultantes de investidas de bichos da madeira que ao longo dos anos foram comendo parte da madeira.

Para a construção ficar barata e simples, evitavam-se soldas, optando-se por exemplo, por revirar o metal, como acontece no ferro que impede que o eixo das rodas de trás se desloque para a frente ou para trás.

Como a madeira é dura, mas não o suficiente para aguentar o desgaste da coluna da direcção, foi colocada uma peça feita em metal presa à madeira na parte da frente.

Na imagem que se segue pode-se ver que deste modo a coluna da direcção e a roda da frente continuam direitas e no lugar, mesmo depois de muita utilização e do passar dos anos.

A termina um pormenor da ligação do guiador ao ferro que faz a ligação à forqueta da roda da frente, onde se pode ver que o metal foi soldado.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário