..

2024/05/15

9.° Passeio de Bicicletas Antigas de Budens


Já é conhecido o cartaz do melhor passeio de bicicletas antigas de Portugal e do reino dos Algarves, o Passeio de Bicicletas Antigas de Budens!
Este ano tem a sua 9.ª edição e realiza-se no dia 16 de Junho de 2024, com o percurso: 
Burgau (o encontro é no Burgau Sports Centre), seguindo-se para a Praia da Boca do Rio e depois pedala-se até Budens, terminando no Centro Escolar de Budens.

O encontro começa pelas 9 horas e 30 minutos e prolonga-se até depois da hora do almoço, estando previsto um bailarico que reforçará o bom ambiente e espírito que se vive neste encontro de bicicletas antigas.
No 9.° Passeio de Bicicletas Antigas de Budens é recomendado que os participantes trajem à antiga, de acordo com a bicicleta que usarem. Depois é deixarem-se ir e apreciar paisagens, saberes e os sabores da zona!

A participação no passeio é grátis, mas sujeita a inscrição.
As inscrições para almoço no 9.º Passeio de Bicicletas Antigas de Budens podem ser feitas até dia 12 de Junho, usando os seguintes contactos de telemóvel ou de Whatsapp: (+351) 925.141.649 ou pelo e-mail geral@freguesiadebudens.pt.
Quem precisar de informações pode usar o número (+351) 919.104.280 ou consultar o Facebook da Freguesia de Budens.
O passeio é organizado pela Junta de Freguesia de Budens; tendo apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo, da Sociedade Recreativa de Barão de S. Miguel, da empresa de construções e reparações de moradias Maximiano Silva Santos, e do blogue Rodas de Viriato.

Continue lendo...

2024/05/13

Emblema Famel Zundapp com centro branco e preto


Emblemas da Famel houve muitos e este diz "Famel Zundapp".
No centro tem o "Z" e o emblema característico da marca Zundapp. Este é branco com pormenores a dourado, sobre um fundo a preto. 

No verso vê-se que tem a cola para ser colocado no depósito de combustível.

Continue lendo...

2024/05/11

Camião Gazela 4x4 preparado pela Luís Figueiredo


A divulgação de informações relacionadas com a nossa história automobilística vai tendo agradáveis surpresas de forma regular e algumas delas são verdadeiros tesouros.

A publicação de hoje é um caso desses, pois divulgamos fotografias originais de um camião Gazela  4x4, em versão "pronto socorro T.T.", para combate a incêndios.
As fotos são de quando acabou de ser fabricado pela empresa Luís Figueiredo (a quem agradecemos a colaboração e a quem pertencem os créditos fotográficos) em Cacia, Aveiro.

O projecto foi elaborado e realizado na Luís Figueiredo, que transformou este veiculo (e outros da mesma marca) para bombeiros, tendo as fotografias a cores que aqui mostramos sido captadas em Esgueira (Aveiro), onde eram inicialmente as instalações da empresa. 

O fabrico deste camião com tanque com capacidade para 1800 litros de água remonta a finais da década de 80 do século passado. 

Luís Figueiredo SA continua em atividade, fabricando e a transformando viaturas de combate a incêndios e também viaturas especiais de socorro e salvamento.
Para mais informações podem consultar o site oficial da LUÍS FIGUEIREDO

Continue lendo...

2024/05/09

Bicicleta UCAL Corrida 24 - Catálogo UCAL modelos POP


Continuando a apresentação do catálogo de bicicletas UCAL modelos POP; divulgamos uma fotografia com uma UCAL modelo Corrida com rodas 24 x 1 1/4.
Este modelo estava equipado com 4 velocidades, com recurso a desviador traseiro e dianteiro. Os manípulos estavam no quadro, junto da zona do tubo da forqueta 
Os pneus era bicolores e o guiador estava revestido com fita de cor amarela.

Continue lendo...

2024/05/07

Automóvel Mini Moke em concessionário


No Rodas de Viriato não abusamos de pormenores de fotografias, mas neste caso tivemos de o fazer, pois era preciso editar a luminosidade da fotografia deste automóvel Mini Moke, para obter mais pormenores da mesma e, ao mesmo tempo, era necessário mostrar todo o conjunto para que se perceba o enquadramento geral.

A foto é antiga e nela podemos ver o espaço de um agente da Austin Rover / Rover, em que um Mini Moke foi colocado num estrado metálico para se evidenciar.
No lugar da matrícula tem uma chapa que diz "Moke" e na frente podemos ver que os faróis eram com vidro amarelado.
Fica a questão: onde e qual era este concessionário dos automóveis Mini Moke?

Continue lendo...

2024/05/05

Chapa "Alter" em metal de jipe UMM


Ao longo dos anos a UMM foi fazendo alterações nas placas que colocava nos jipes que fabricava. E sempre que surgiam novos modelos, também eram criadas chapas para os identificar. 
Nas imagens vemos a placa chapa metálica dos jipes UMM Alter, que era colocada na parte traseira do jipe.

Esta era colada na chapa pintada e não tem relevo, pois as letras eram impressas no metal.
Ainda é possível ver restos da cola usada para a fixar no jipe UMM.

Continue lendo...

2024/05/03

Bicicleta Andrade - 29.ª Automobilia de Aveiro / 2023


No espaço do Museu Duas Rodas, durante a 29.ª Automobilia de Aveiro / 2023 foi possível ver esta bicicleta de marca Andrade, que é de Joaquim Andrade, que foi o vencedor da Volta a Portugal em Bicicleta em 1969, pelo Sangalhos Desporto Clube.

Este modelo estava equipado com selim Rolls modelo San Marco, e com cubo dianteiro da Campagnolo. Os aros eram da Fiamme.

Um dos pormenores curioso desta bicicleta de competição, era o facto de ter um pneu preso no espigão do selim e no próprio selim, de modo a poder ser usado em caso de furo. Deste modo sempre se poupava algum tempo até a assistência chegar!

Continue lendo...

2024/05/01

T-shirt do Transalgarve com emblema da UMM


É dia 1 de Maio - Dia do Trabalhador, dia de folga para muitos; em que se celebram as conquistas de trabalhadores que lutaram contra a exploração e a falta de condições em fábricas, oficinas, quintas, escritórios...

Passear e apanhar ar são a escolha neste dia de quem pode. E assim aproveitamos para falar do tempo em que se competia, mas também se passeava e apanhava ar em provas de competição todo-o-terreno, como o Transalgarve.

E hoje trazemos uma memória dos anos 90 (?).
t-shirt antiga que mostramos é mais outra das que se juntou à coleção, onde há uma secção de t-shirts da UMM.

Esta tem a embalagem original em plástico e é impressa a cores, sobressaindo o emblema da UMM na parte de trás.

De acordo com a etiqueta, esta t-shirt foi fabricada em Portugal.

Continue lendo...

2024/04/29

Motorizada Tâmega Cross - XVIII Automobilia Ibérica da Moita / 2024


Logo na entrada da XVIII Automobilia Ibérica da Moita / 2024 era possível ver duas motorizadas antigas em exposição, num espaço pertencente ao HACETS.

Uma dessas motorizadas era uma Tâmega Cross, fabricada pela Confersil (era uma Confersil Cross, que foi vendida por uma oficina de Amarante, onde passa o Rio Tâmega).

Estava pintada no verde característico, que é muito chamativo, tendo letras e elementos decorativos a preto, com contorno a branco.

Outro elemento muito chamativo era o escape desta motorizada, que tinha a exaustão dos s gases junto da zona do farolim.

Continue lendo...

2024/04/27

Miniatura da Famel XF 17 em preto


Depois da apresentação da miniatura da Famel XF 17 em cor laranja / vermelho, hoje segue um complemento à informação. Afinal quem faz colecção de algo, gosta de ter tudo o que há disponível, mesmo que a diferença seja só da cor!

Pois a Maisto fez dois modelos da miniatura da motorizada Famel XF 17 e este é o segundo modelo, que está pintado de preto.

Preto e prateado resultam bem, pelo que foi uma boa escolha.

Continue lendo...

2024/04/25

50 anos do 25 de Abril, sempre!


Assinalaram-se os 50 anos do 25 de Abril de 1974 e não pudemos deixar de nos juntar à festa, onde os blindados Chaimite e os camiões Berliet Tramagal são admirados por onde passam.

O desfile pela Avenida da Liberdade, em Lisboa; é um dos pontos altos do dia, pois há uma grande massa humana que participa no desfile. Há quem aproveite para se manifestar, há quem leve cravos, há quem grite palavras de ordem, há quem exiba cartazes, há quem cante a "Grândola vila morena", há quem vista roupas da época e muitas outras coisas que a liberdade nos permite.

E como os blindados Chaimite tiveram um papel de relevo em diferentes acontecimentos da Revolução dos Cravos, dois exemplares conservados pela Associação 25 de Abril participaram no desfile e não deixamos de registar esse acontecimento.

E até tivemos a sorte de fotografar Celeste Caeiro - a senhora a quem se deve a associação dos cravos vermelhos a esta data; junto dos dois Chaimite que desfilavam pela avenida, como se pode ver na primeira fotografia.

No final do desfile eram muitos os que queriam ver e subir para os blindados Chaimite, tal como aconteceu há 50 anos. O regime mudou, as mentalidades mudaram, os tempos são outros, mas o entusiasmo que estes carros de combate despertam, continua igual!

E até houve quem o imortalizasse numa pintura que se podia ver durante o desfile, onde um blindado Chaimite aparecia em segundo plano, atrás de um soldado que rebentava com uma corrente metálica que o aprisionava!

E é à conta do 25 de Abril de 1974 que não temos de andar aprisionados, o que nos permite ter liberdade de pensamento e de acções, como se pode ver na imagem anterior.
E continua a estar nas nossas mãos fazer com que efectivamente exista liberdade, para construirmos um amanhã melhor, em Portugal e no mundo!

Agradecemos a simpatia de elementos da Associação 25 de Abril, em especial a Rogério Silva, por permitirem que pudéssemos captar o momento patente na fotografia com que iniciamos esta publicação.

Continue lendo...

2024/04/23

Catálogo bicicletas UCAL modelos POP (apresentação)


A pesquisa, o estudo e a divulgação dos veículos fabricados em Portugal são os principais objetivos do Rodas de Viriato, pelo que segue-se a apresentação de mais outro catálogo de bicicletas, neste caso das UCAL, modelos POP.
É um trifólio impresso a cores e com a apresentação dos modelos em duas línguas: o português e o inglês.

Aparenta ser de meados de anos 70, pois as bicicletas em destaque eram com selim e guiador de dimensões generosas, quando esta característica estava na moda. Na capa constam dois modelos dobráveis, junto de dois jovens.
De acordo com a informação constante no catálogo, foram impressos 5000 exemplares, na tipografia Mira.
Brevemente divulgaremos os modelos de bicicletas UCAL que constam nesta publicação. 

Continue lendo...

2024/04/21

Cinzeiro 25 anos da Ciclomotor Roma


E se canivetes há muitos, cinzeiros relacionados com marcas de empresas de duas rodas com motor há muitos mais!

Este das imagens é dos 25 anos da empresa Ciclomotor Roma, que vendia máquinas e ferramentas em Águeda.

É feito em barro que foi pintado à mão com tinta azul e vidrado.
O motivo decorativo é meramente geométrico, lembrando uma flor e uma estrela.

No verso vemos que foi produzido em 1982 na C.A.C.P. de Bairro, pela artesã Manuela.

Continue lendo...

2024/04/19

Kart da Sóbrinca - Automobilia Ibérica da Moita 2024


Há sempre surpresas quando visitamos feiras de veículos antigos, basta estar atento e procurar, que logo aparece algo do nosso interesse.

Na última edição da Automobilia Ibérica da Moita - 2024, encontrámos este kart a pedais da marca Sóbrinca.

Era feito em metal e apresentava as chamadas marcas do tempo e da utilização, mas ainda se viam pormenores como a marca Sóbrinca pintada com tinta preta na chapa dianteira..

Um dos pormenores estranho era ter um volante com o aro feito em ferro, na chamada verguinha da construção civil, o que muito provavelmente foi uma adaptação feita por algum proprietário. Em caso de acidente o efeito poderá não ser muito diferente de uma pancada num volante de plástico, mas quem sobreviver a infância deste modo, está preparado para tudo!  

As rodas tinham as tradicionais tampinhas no eixo com a palavra Sóbrinca gravada.
Na frente também tinha o autocolante que vemos na imagem anterior, que nos remete para as provas de competição em carros de Fórmula 1.

Continue lendo...

2024/04/17

Chapa para UMM 4x4 Cournil (maior)


Não... Não nos estamos a repetir. Em 17 anos de existência do Rodas de Viriato seria possível haver uma republicação de material, mas parece que ainda não é desta.
Dizemos isto a propósito desta chapa de jipe UMM 4x4 Cournil, que é em tudo igual à que já aqui mostrámos anteriormente.

Mas há umas diferenças... 
Desde logo o tamanho - que é maior como se pode ver na imagem seguinte; e o facto de não ter furações (mas também não tem vestígios de cola na parte traseira, o que nos leva a supor que nunca foi usada desde final de anos 70 / início de anos 80...).

Uma vez que é maior do que a outra chapa de UMM 4x4 Cournil que mostrámos, não poderia ser fixada nas barras verticais da grelha do radiador do jipe UMM. Pelo que deverá ser a chapa que era colocada na traseira, como vemos neste folheto com um jipe UMM 4x4 Cournil de 1979.

Continue lendo...