Assinalaram-se os 50 anos do 25 de Abril de 1974 e não pudemos deixar de nos juntar à festa, onde os blindados Chaimite e os camiões Berliet Tramagal são admirados por onde passam.
O desfile pela Avenida da Liberdade, em Lisboa; é um dos pontos altos do dia, pois há uma grande massa humana que participa no desfile. Há quem aproveite para se manifestar, há quem leve cravos, há quem grite palavras de ordem, há quem exiba cartazes, há quem cante a "Grândola vila morena", há quem vista roupas da época e muitas outras coisas que a liberdade nos permite.
E como os blindados Chaimite tiveram um papel de relevo em diferentes acontecimentos da Revolução dos Cravos, dois exemplares conservados pela Associação 25 de Abril participaram no desfile e não deixamos de registar esse acontecimento.
E até tivemos a sorte de fotografar Celeste Caeiro - a senhora a quem se deve a associação dos cravos vermelhos a esta data; junto dos dois Chaimite que desfilavam pela avenida, como se pode ver na primeira fotografia.
No final do desfile eram muitos os que queriam ver e subir para os blindados Chaimite, tal como aconteceu há 50 anos. O regime mudou, as mentalidades mudaram, os tempos são outros, mas o entusiasmo que estes carros de combate despertam, continua igual!
E até houve quem o imortalizasse numa pintura que se podia ver durante o desfile, onde um blindado Chaimite aparecia em segundo plano, atrás de um soldado que rebentava com uma corrente metálica que o aprisionava!
E é à conta do 25 de Abril de 1974 que não temos de andar aprisionados, o que nos permite ter liberdade de pensamento e de acções, como se pode ver na imagem anterior.
E continua a estar nas nossas mãos fazer com que efectivamente exista liberdade, para construirmos um amanhã melhor, em Portugal e no mundo!
Agradecemos a simpatia de elementos da Associação 25 de Abril, em especial a Rogério Silva, por permitirem que pudéssemos captar o momento patente na fotografia com que iniciamos esta publicação.
seja o primeiro a comentar!