Realizou-se mais um Salão MotorClássico na Cordoaria Nacional e o Rodas de Viriato esteve presente, acompanhando o pulsar dos veículos antigos em Portugal.
À entrada do edifício centenário eramos recebidos por um autocarro antigo da Carris, que foi construído pela UTIC.

Começávamos bem, pois as espectativas para esta edição eram altas, visto que o programa previa uma série de momentos e exposições relacionadas com veículos fabricados em Portugal.
Começávamos bem, pois as espectativas para esta edição eram altas, visto que o programa previa uma série de momentos e exposições relacionadas com veículos fabricados em Portugal.
Ao circular pelo espaço de edifício principal podíamos ver uma bicicleta antiga da Órbita, com formas e cores bem características.

E ao chegarmos ao fundo de uma das alas do evento foi possível ver a apresentação do livro "Automóveis Portugueses", com referência aos Edfor, aos IPA, os Lusito e a outros automóveis com cunho nacional.

Neste local haveria mais motivos de interesse, mas enquanto não chegaram, pudemos circular pelos diferentes expositores e ver artigos como os termómetros da imagem anterior, de fabrico recente, com o emblema da UMM impresso em esmalte.

Havia também um jipe UMM 4x4 para venda, ao lado de um Land Rover. Estava equipado com fios de proteção do vidro, desviando ramos de árvores pelos quais este 4x4 possa passar.

Outro momento alto foi a da apresentação do automóvel super-desportivo Adamastor Fúria, tendo sido contada a história deste automóvel fabricado em Portugal, bem como os princípios seguidos na sua concepção e construção. De acordo com as informação dadas, em Setembro próximo começarão a ser construídas as 8 unidades já vendidas.

Num dos espaços dedicados ao colecionismo era possível ver as t-shirts da Archivo, marca que continua a marcar presença no MotorClássico com peças onde as motorizadas, as bicicletas e os automóveis fabricados em Portugal têm grande destaque.

No Salão MotorClássico 2025 também se assinaram os 50 anos do jipe Portaro, estando em exposição o protótipo do Portaro GVM, que está registado e tem matrícula atribuída. Este estava ao lado de outro jipe Portaro 4x4. Nos próximos tempos iremos apresentar fotografias detalhadas deste protótipo, que brevemente será restaurado.

A terminar, pudemos ouvir e conversar com Hipólito Pires - o responsável pelo fabrico e desenvolvimento dos jipes Portaro. Assim foi possível ficar a conhecer as melhorias e a evolução deste jipe nacional que pouco tem de "romeno".
E ao chegarmos ao fundo de uma das alas do evento foi possível ver a apresentação do livro "Automóveis Portugueses", com referência aos Edfor, aos IPA, os Lusito e a outros automóveis com cunho nacional.
Neste local haveria mais motivos de interesse, mas enquanto não chegaram, pudemos circular pelos diferentes expositores e ver artigos como os termómetros da imagem anterior, de fabrico recente, com o emblema da UMM impresso em esmalte.
Havia também um jipe UMM 4x4 para venda, ao lado de um Land Rover. Estava equipado com fios de proteção do vidro, desviando ramos de árvores pelos quais este 4x4 possa passar.
Outro momento alto foi a da apresentação do automóvel super-desportivo Adamastor Fúria, tendo sido contada a história deste automóvel fabricado em Portugal, bem como os princípios seguidos na sua concepção e construção. De acordo com as informação dadas, em Setembro próximo começarão a ser construídas as 8 unidades já vendidas.
Num dos espaços dedicados ao colecionismo era possível ver as t-shirts da Archivo, marca que continua a marcar presença no MotorClássico com peças onde as motorizadas, as bicicletas e os automóveis fabricados em Portugal têm grande destaque.
No Salão MotorClássico 2025 também se assinaram os 50 anos do jipe Portaro, estando em exposição o protótipo do Portaro GVM, que está registado e tem matrícula atribuída. Este estava ao lado de outro jipe Portaro 4x4. Nos próximos tempos iremos apresentar fotografias detalhadas deste protótipo, que brevemente será restaurado.
A terminar, pudemos ouvir e conversar com Hipólito Pires - o responsável pelo fabrico e desenvolvimento dos jipes Portaro. Assim foi possível ficar a conhecer as melhorias e a evolução deste jipe nacional que pouco tem de "romeno".
Melhor seria difícil!
Agradecemos à organização pelas facilidades concedidas no acesso ao evento.
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