..

2022/11/05

Motorizada Casal K 164 Mini Lady - 28.ª Automobilia de Aveiro / 2022


O termo "motorizada a pedais" é usado por pessoas com mais idade quando se referem a veículos de duas rodas com motor, de baixa cilindrada. O termo estará diretamente relacionado com o facto de o arranque da motorizada ser feito com recurso a pedais, que nos nossos dias são associados exclusivamente às bicicletas.

No que diz respeito ao panorama português, se no início dos anos 50 os fabricantes nacionais de motorizadas usavam os pedais como forma de colocar os motores (auxiliares) em marcha, rapidamente este tipo de recurso foi abandonado, passando a ser usado o "kick starter".

Mas se em Portugal a evolução dos acontecimentos foi desta forma, países houve (como a França) onde o facto de a viatura a motor ter pedais, trazia benefícios em termos comerciais. A Casal exportou muitos dos seus modelos, havendo alguns que tinha pedais de forma a conseguir usufruir dos benefícios referidos.
Nas imagens temos fotografias de uma motorizada Casal K164 Mini Lady (com pedais) que esteve em exposição na 28.ª Automobilia de Aveiro / 2022.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário