..

2022/11/15

Dumper VM Jumbo II


Os dumpers VM tiveram um papel preponderante na construção de Portugal nas décadas de 70 e de 80, tendo sido usados por particulares, por empresas privadas e por entidades oficiais.

Por serem máquinas simples, de fácil manutenção e de construção sólida, foram a escola óbvia para muitos trabalhos de criação de infra-estruturas, de ruas, de estradas e de manutenção de espaços ao ar livre.

Tanto podiam transportar areia, como pedras, terra, sacas de cimento, paus / madeira ou ferramentas. A imaginação e o brio com a conservação dos materiais eram o limite para a utilização dos dumpers da VM.

Com umas lições rápidas de condução qualquer um se sentia habilitado a pegar no volante e fazer um percurso mais ou menos simples. E o facto de virar com as rodas traseiras não era impedimento para quem não estava familiarizado com esta característica.

Era chegar ao local previsto e descarregar os materiais que se levavam. A descarga podia ser manual ou usar o sistema basculante que tirava partido da gravidade. Depois era recuar e estacionar a viatura. 

O sistema de arranque dos dumpers VM era feito por manivela, que prendia num eixo que colocava o motor em funcionamento (na imagem anterior vemos esse eixo).

A manivela metálica era arrumada ao lado da zona do condutor, como se pode confirmar na foto anterior.
Normalmente eram pintados de cor laranja claro, como no caso deste, que entretanto foi pintado de cinzento.

Agradecemos a Pedro Ferreira pelo envio das imagens, obrigado!

1 comentário

Anónimo disse...

Fabricado pela VM em Samora Correia minha terra natal

Enviar um comentário