..

2020/03/14

Motorizada Famel S 20 - Exposição Bicicleta Motorizada


Há marcas que usam números para denominar os modelos que vão fabricando, enquanto que outras usam letras (ou a junção destes dois); ou então nomes, sejam eles de locais ou outros, que por vezes são inventados.

A Famel usou as três técnicas referidas anteriormente e mais outra, denominar modelos usando a marca da motorização usada. Se a coisa pode parecer simples, na verdade não o é...

Dizemos isto porque alguns modelos eram baptizados com um nome, por exemplo Famel Victoria, havendo depois motorizadas destas, modelos A ou N.º 2... Já para não falarmos na questão das "estrelas", que alguns modelos tinham… Aumentando assim o número de variantes existentes.

Nas imagens vemos uma motorizada Famel, modelo S20, registada no ano de 1965. Se esta é uma Famel S 20, houve a Famel Foguete S-21, com número logo ao lado...

Mas também as houve com outros números, como a Famel 76, a Famel 77 ou a Famel 111...

Esta Famel S20 estava equipada com motor Zweirad Union, de turbina. Esta situação fez com que os técnicos da Famel criassem um quadro pensado de modo a ligar as diferentes partes de forma harmoniosa.

O tampão do depósito de combustível tem a marca Sacor em relevo.

Esta motorizada Famel S 20 pode ser vista na exposição Bicicleta Motorizada, no Centro de Artes de Águeda.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário