..

2019/12/01

Camião Leopardo dos B. V. de São Brás de Alportel (2/8)


É com a bola das mudanças que começamos a apresentação de mais uma série de fotografias deste camião dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel. Bola essa que aparentemente é feita em alumínio e que de alguma forma simboliza o domínio da viatura.

Sim, não é só a direção, materializada num volante, que conta… O controlo da velocidade permite progredir de forma adequada, quando estamos em plano horizontal ou inclinado.
Fazemos esta conversa para extrapolarmos para a progressão da Bravia patente nos inúmeros veículos que concebeu. Quando podia, avançava com novos modelos, para novas funcionalidades.

Este é um deles, um camião Bravia, modelo Leopardo 6 x 6, com carroçaria para combate a incêndios.

Neste conjunto de fotografias continuamos dentro da cabine do condutor, mostrando mais uma vez alguns pormenores de concepção, que são ignorados de muitos dos entusiastas de veículos fabricados em Portugal e que só fazem subir o estatuto que esta marca merece.

Nas duas imagens anteriores podemos ver o aproveitamento feito na base do banco do condutor e dos tripulantes. Se no primeiro caso o acesso é feito na horizontal, no segundo caso o banco é rebatido para a frente, tendo-se acesso à zona de arrumação de forma vertical. Todo o espaço era aproveitado!

Como é uma viatura dos bombeiros, está pintada de vermelho por fora e por dentro, mas na zona onde viaja a tripulação há partes em cor preta, por exemplo na forra do tejadilho e na zona que separa esta zona, da do compartimento do motor.

As forras das portas também são pretas. Pela sua simplicidade e funcionalidade, aparentam ter sido fabricadas propositadamente para este modelo.

E terminamos com uma fotografia onde se vê o banco dos tripulantes todo rebatido, à frente do qual podemos ver as alavancas situadas junto da haste das mudanças.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário