..

2019/10/26

Camião Leopardo dos B. V. de São Brás de Alportel (1/8) - 13.º Aniversário Rodas de Viriato


13.º Aniversário Rodas de Viriato!
A obsessão pelos veículos nacionais leva-nos para estas coisas… Leva-nos em busca do que foi feito, do que é desconhecido de muitos, do que ainda resta e que um dia pode desaparecer. E que as mentalidades mudem, para que outros projectos possam aparecer e vencer.

Depois de divulgarmos em pormenor o camião Leopardo dos Bombeiros Voluntários de Sousel voltamos ao assunto, desta vez com a apresentação do camião Leopardo dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel.

E também esta apresentação será ao pormenor, com muitas fotografias de aspectos técnicos, mecânicos, estéticos e também dos sinais do passar do tempo, deste camião que em 2007 ainda tinha o seguro activo.

Como falta informação sobre o interior das cabines destes camiões Leopardo, é precisamente por aqui que começamos. E como os pormenores são muitos, dividimos a apresentação, que desta vez versa a zona do tablier e do tecto. Numa próxima oportunidade mostramos os bancos e outros aspectos desta zona.

O painel de instrumentos fica em frente do volante, estando montado numa placa preta, em que foram gravadas letras com os nomes dos vários nomes dos diferentes mostradores, botões e luzes.

À direita do volante há mais alguns botões, luzes e manípulos, que estão identificados com recurso a fita plástica, em que as letras estão em relevo. Para além disto ainda tem uma placa que diz: "ATENÇÃO: Nunca meter as redutoras sem o veículo estar completamente parado".

Há ainda uma folha onde está registado a "Carga da Viatura", ou seja, material como mangueiras, agulhetas, adaptadores, abafadores, lanternas, etc., que transportava.
No tecto foi usada uma napa de cor preta, com pequenos orifícios, para forrar o metal.

Agradecemos aos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel, pela forma como fomos recebidos e pela disponibilidade na realização da sessão fotográfica!

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário