..

2019/02/06

Cinzeiro antigo da CNP - 40 anos da Companhia Nacional de Pneus


Quando no Rodas de Viriato tivermos um escritório à antiga, com secretária de madeira escura, é quase certo conseguirmos encher o tampo todo com cinzeiros antigos, de marcas relacionadas com veículos nacionais. Será uma clara manifestação de poder perante quem nos visitar.
Se, por outro lado, um dia editarmos um livro sobre a história dos veículos de duas rodas em Portugal, entre 1887 e 1960, poderemos ter um capítulo dedicado aos fabricantes de pneus, onde constarão várias páginas sobre a CNP - Companhia Nacional de Pneus.
Ou, no caso de alguma entidade ligada aos veículos portugueses precisar de fazer uma exposição temporária, sobre uma faceta pouco conhecida da nossa indústria, termos muito material para expor sobre a CNP.

Este cinzeiro da CNP é um dos objectos que ficará bem numa exposição cuidada e detalhada sobre o valioso património industrial que pertence ao nosso passado.
Neste caso concreto, o cinzeiro da CNP assinala o 40.º aniversário que a marca comemorou a 10 de Fevereiro de 1976.

No cinzeiro podemos ver ilustrações de 4 tipos de pneus fabricados pela CNP, bem como os respectivos pisos. Na bordadura do cinzeiro podemos ver a referência às marcas que a CNP comercializava: a Bufalo, a Jaguar, a Condor, a Leão, a Tigre, a Corcel, a Veloz, a Aviz, a Lince e a Dragão.

No verso do cinzeiro podemos ver o emblema da Fotal, que fabricou este cinzeiro em metal.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário