..

2019/02/17

Medalha em metal da II Gincana Bairro Salazar - 1963


Se as provas de competição são uma forma de promover determinados produtos; mandar fazer taças, medalhas e troféus, são uma forma de fazer perpetuar no tempo determinada efeméride ou acontecimento.
Ao procurar encontrar informações sobre esta medalha em metal, relativa à II Gincana Bairro Salazar, surgiu-nos uma dificuldade. O "Bairro Salazar" não existe nos motores de pesquisa... Só depois de alguma persistência e insistência, conseguimos localizar este bairro da cidade de Lisboa. Curioso este apagão, certamente resultado da tentativa deliberada de esconder o passado.
Perguntamos: Quem manda hoje não consegue fazer melhor, de forma a que não se vão buscar as senhoras do outro tempo a toda a hora?

O "Bairro Doutor Oliveira Salazar" foi mandado construir pela Câmara Municipal de Lisboa, para ai alojar os seus funcionários municipais. O "Bairro Salazar" data de 1936, tendo 152 habitações, 40 das quais tinham dois pisos - sendo que cada piso era uma habitação independente e com acesso feito de forma separada. Tinha ainda 12 prédios de três pisos (tendo duas habitações por cada piso). Foi projectado pelo arquitecto Paulino Montez. O Bairro Salazar tinha ainda um pequeno centro cultural e uma escola.

A Bairro Doutor Oliveira Salazar passou mais tarde a ser conhecido como Bairro do Alvito, na zona de Monsanto.
Pelo que vemos gravado nesta medalha antiga em metal, foi neste bairro que se realizou em 1963 a II Gincana de Moto do Bairro Salazar. No centro da medalha vemos um piloto todo encolhido na sua motor, de modo a evitar fazer resistência ao ar e, deste modo, não perder tempo.

Artigo disponível para venda, para mais informações usar o contacto de e-mail existente na lateral direita do ecrã.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário