..

2018/09/06

Negativos em vidro (2/2) - Moto antiga


Continua por localizar geograficamente o local onde foram feitas as fotografias que já aqui mostramos, feitas a partir dos negativos em vidro, onde se destacava um autocarro antigo.

Hoje mostramos mais, desta vez começando com uma onde sobressai uma moto antiga, com carro lateral. Pelo tamanho sabemos que não será uma Werner, como as que Taveres de Mello montava em Coimbra, usando o motor referido. Pelo que quem conseguir identificar a marca e modelo da moto, agradecemos que deixe comentário.

A foto foi captada no exterior e, para além das já publicadas, divulgamos mais uma com outra vista sobre a localidade onde foram feitas. Mais ao menos no centro é possível ver a torre da igreja que aparecia nas fotos anteriormente divulgadas.

Pensamos que as fotografias remetem para o Norte de Portugal (ou para a zona da Galiza, em Espanha). Alguns dos vidros dos negativos destas fotografias reforçam esta teoria, pois estão dentro de uma saco de papel, de marca Leonar, dos "Estabelecimentos Leonar Wandsbek", com autocolante que aparenta dizer "Santa Catarina - Porto".

Mas voltando aos negativos, num dele é possível ver um grupo de amigos, que posaram para a fotografia com os seus instrumentos musicais. Um deles está ao lado de uma bicicleta antiga.

Noutra é possível ver um grupo de mulheres que trabalham num campo. Seguram nas mãos um pau a direito, que aparenta ser uma enxada, pois não há dúvida que nessa zona o aspecto do solo muda, como que estando revirado. Ao fundo podemos ver uma latada de videiras, suportadas por colunas tocas em pedra.

Noutra foto vemos um senhor, junto de dois perus e de um portal trabalhado, que aparenta ser de uma casa senhorial antiga. No centro do arco da porta até tem um elemento que aparenta ser um brasão da família da casa.

Num dos envelopes podemos ler "Retratos da nossa casa", escrito a lápis de grafite. Pelo que há fotografias feitas no interior da casa, como já mostrámos na outra publicação e como as que se seguem.

Numa delas aparecem dois homens sentados, tendo entre eles um cão sentado num banco. Ao fundo vê-se o canto de uma sala, onde foi colocado um vaso com uma planta trepadeira.

Noutra fotografia vê-se um grupo de mulheres de diferentes idades, estando vestidas de um modo mais senhorial. Ao fundo há uma série de 6 quadros, onde parecem estar impressas sequências de imagens, como que em banda desenhada. Serão de carácter religioso?
Quem puder deixar algumas pistas sobre estes negativos, por favor escreva um comentário.

2 Comentários

Juan Santos disse...

Para mim parece uma Henderson 4Cyl de 1919.

J.B. disse...

Bom dia Juan!
Muito obrigado pela informação.
Parece ser mesmo esse modelo, neste caso com side-car.
Cumprimentos
JB

Enviar um comentário