..

2017/10/02

Manual de Instruções e Cuidados Casal Carina S 170


Continuando o nosso trabalho de divulgação de manuais de instruções e cuidados de veículos fabricados em Portugal, ou com eles relacionados, apresentamos mais um que temos disponível.

É o manual de instruções e cuidados da Casal Carina S 170 - a scooter fabricada pela Metalurgia Casal em finais de anos 60 (este manual foi impresso pela Gráfica Aveirense, em Março de 1967).

Nas primeiras páginas há fotografias da scooter e da secção traseira, onde se pode ver a zona do motor Casal M153 e da roda.
Depois tem um índice que se divide em:
- Características técnicas;
- Como fazer funcionar o motor;
- Cuidados que lhe competem;
- Algumas regras importantes;
- Avarias do motor e suas possíveis causas.

No manual há alguma alternância ente imagens / esquemas /desenhos (impressos a preto) e textos com as informações esquemáticas e essenciais. Alguns dos esquemas / desenhos estão assinados, aparentemente por "AFerreira".

No total são mais de 50 páginas que este manual tem, em formato próximo do A6 na horizontal.

Uma das curiosidades do manual é ter uma folha impressa que está dobrada, de modo a apresentar o esquema de afinação do farol da Casal Carina, como se pode ver na imagem anterior.

As páginas finais são destacáveis, através de picotado e seriam enviadas via correio para a Metalurgia Casal, S.A.R.L., com indicações das inspecções realizadas ao motor.

Quem quiser adquirir uma versão digital deste manual, pode enviar-nos uma mensagem para o endereço de e-mail existente na lateral direita do ecrã pedindo mais informações.

1 comentário

Fernando sousa disse...

fernando.sousa502@gmail.com

Enviar um comentário