..

2017/10/08

Reportagem do 8.º Passeio de Pasteleiras - Pinhal Novo


Em Junho deste ano realizou-se o 8.º Passeio de Pasteleiras, em Pinhal Novo, e estivemos presentes para fazer a reportagem do que vimos. Como mais vale tarde, do que nunca, aqui está ela.

Como vem sendo usual no passeio de bicicletas pasteleiras de Pinhal Novo houve uma boa afluência em termos de participantes, muitos dos quais se trajaram a rigor para o evento.

Era patente um ambiente descontraído entre alguns dos participantes, não faltando até quem acendesse logo de manhã um fogareiro para grelhar carne.

Outra situação que registamos com agrado, é o cuidado colocado na caracterização das bicicletas com artigos ligados à agricultura, à vinha e aos trabalhos no campo. Na imagem anteior podemos ver uma bicicleta com uma marmita em metal e outra bicicleta com uma seira antiga.

Um dos participantes até levava ao ombro um talego feito com retalhos de tecido, onde antigamente se transportava e guardava o pão.

E se antigamente as bicicletas transportavam um pouco de tudo, até havia uma galinha viva numa gaiola, logo ao lado de um pequeno pipo para vinho.

Este ano não vimos o atrelado que normalmente transporta uma banda de música tradicional que ajuda a manter o ritmo das pedaladas e ao mesmo tempo anima os participantes.

Sendo um passeio virado para bicicletas antigas, há sempre que goste de participar com bicicletas mais recentes, que se caracterizam por serem um pouco diferentes. Havendo até algumas construídas artesanalmente.

Uma dessas bicicletas é a que vemos nas fotografias e onde podiam ir 6 pessoas ao mesmo tempo a pedalar. Uma prova de que a bicicleta também pode ser um transporte colectivo!

Enquanto não chega o 9.º Passeio de Pasteleiras - Pinhal Novo, recordamos alguns dos eventos de anos anteriores:
- 7.º Passeio de Pasteleiras - Pinhal Novo;
- 6.º Passeio de Pasteleiras - Pinhal Novo;
- 5.º Passeio de Pasteleiras - Pinhal Novo;
- 2.º Passeio de Pasteleiras - Pinhal Novo.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário