..

2016/04/17

Ciclomotor Selza Type Sport com motor Cucciolo (1/3)


Ainda há muito por descobrir em relação ao início da indústria de ciclomotores em Portugal.
Mas no Rodas de Viriato não desistimos de tentar reunir o máximo de informações sobre este assunto, partilhando-as com os nossos leitores. Se os velomotores da Vilar já são mais conhecidos e divulgados, com outros velomotores como os da EFS e de outras marcas, já não é bem assim.

Este velomotor Selza enquadra-se nos "já não é bem assim", pois é uma montagem que aparentemente não foi feita pela Vilar, nem pela EFS. Conserva a chapa na coluna da direcção com a marca The Selza Cycles - Made in England.

Não dizemos isto por causa do depósito de combustível que não está cheio de buracos como muitas vezes se vê neste tipo de veículos, notando-se que o metal teve um tratamento cuidado.Nem por ainda ter fragmentos da pintura original, bem como dos filetes pintados lateralmente a vermelho e branco.

Dizemos isto por causa dos guarda-lamas que têm 5 saliências (normalmente este tipo de veículos só tem 3 ou não tem nenhuma) e também por causa do elemento decorativo ovalado que era colocado na zona onde as hastes do guarda-lamas prendiam a este último. Numa próxima publicação mostraremos este pormenor.

Em certas zonas a pintura está em muito bom estado, como se pode ver. Percebe-se bem o trabalho de filetagem, podendo com facilidade ser reproduzido num restauro, aumentando o valor do trabalho final.

O motor não está colado e a pedaleira em alumínio já sofreu uma reparação rápida, mas conserva ainda as várias partes da peça.

No guiador as manetes têm a base soldada ao metal e os punhos foram substituídos por uma fita adesiva.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário