..

2016/04/22

Fotografia de Américo Ribeiro com carrinho de gelados / Setúbal 1954


Nos últimos tempos temos divulgado fotografias antigas relacionadas com Setúbal e hoje apresentamos mais uma, nesta caso do conhecido fotógrafo Américo Ribeiro que nasceu em Setúbal no dia 1 de Janeiro de 1906 e faleceu a 10 de Julho de 1992.
Na fotografia aparece um vendedor de gelados ao lado do seu triciclo para venda ambulante na rua, tendo a caixa para transporte na parte da frente. Em princípio terá sido adaptada numa bicicleta (ou num ciclomotor?...), tendo o trabalho sido bem feito. Reparem no farol que foi colocado na parte da frente arredondada da caixa, logo por cima de uma grinalda que tem dois patos desenhados nas extremidades.

Esta fotografia foi adquirida há uns anos numa feira de velharias, já emoldurada como as fotografias mostram. Na parte de trás tem uma legenda onde aparentemente se lê "Vendedor de gelados 55", tendo depois uma assinatura. De quem será?

O fotógrafo Américo Ribeiro foi uma daquelas pessoas que se preocupou em registar o que via no dia-a-dia e em momentos especiais, tendo deixado cerca de 140 mil instantâneos, especialmente do concelho onde vivia - Setúbal.
Tanto fotografou as visitas de vários presidentes da República Portuguesa e da rainha Isabel de Inglaterra, como a amaragem de emergência do hidroavião Short Sunderland em Tróia, durante a II Guerra Mundial, ou cenas comuns da cidade de Setúbal.

Trabalhou como reporter fotográfico para os jornais O Setubalense, Diário de Notícias (desde 1929), O Século, A Bola, Correio da Manhã, Diário Popular, Diário de Lisboa e Indústria.
Recentemente foi realizada uma exposição na Casa da Cultura, em Setúbal, intitulada Dizem que é Américo! Um Fotógrafo | Outras Imagens | Novos Olhares, com algumas fotografias do espólio que deixou. Uma delas era da Guerra Civil de Espanha, o que mostra que não se limitou a ser só um fotógrafo local, como por norma é classificado e, indirectamente, subvalorizado.
Uma vez que grande parte do seu espólio enquanto fotógrafo está salvaguardado pela pela Câmara Municipal de Setúbal, pedimos ajuda ao técnico Bruno Ferro Gonçalves (obrigado pela colaboração!), da Casa Bocage, do Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro, do Serviço Municipal de Bibliotecas e Museus para nos ajudar a obter mais informações sobre a foto que possuímos. Aqui ficam elas:
"Vendedor de gelados na Avenida Luísa Todi num domingo de manhã com música", 1954
Américo Ribeiro
(Nota do autor: Antigamente a Avenida Luísa Todi era o ponto de reunião de alguns setubalenses no
espaço entre o Arco da Ribeira Velha até perto do quartel do RI 11. Todos os Domingos tocava a
banda do RI 11 no coreto. As pessoas passeavam na avenida. No local haviam cadeiras de ferro de
aluguer oferecidas pelo Sr. Jordão com oficina de serralharia na Rua Estevão de Vasconcelos onde é
hoje a casa dos Compadres.)
AR9518. 5 | Colecção Américo Ribeiro | Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro
SMBM | DCED | Câmara Municipal de Setúbal
Bruno Ferro - 07/05/2015

A terminar mostramos a digitalização do negativo original, onde se vê que a foto original tinha formato rectangular horizontal, em vez do rectangular vertical da foto que possuímos.
Será que este triciclo de venda de gelados ainda existe?

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário