..

2010/11/16

O primeiro jipe UMM Alter?


Na revista Turbo n.º 38, datada de Novembro de 1984 foram publicadas fotos do novo UMM, que se designava de Alter.
As fotografias foram tiradas no Salão de Paris e à partida não teriam nada de especial.
Mas não é bem assim...
Depois de uma análise mais detalhada, surgem uma série de aspectos que tornam este exemplar especial.
O primeiro aspecto prende-se com o símbolo colocado no capot - aparentemente uma torre estilizada de um castelo antigo (um dia abordaremos mais detalhadamente este pormenor).

Mas há mais pormenores... Aqui ficam alguns (deixem comentário com outros que observem):
- O tecto é duplo (como já aqui mostrámos);
- Só há duas escovas para limpar o vidro da frente;
- O volante não era da Momo.


Pelo exposto, surge a seguinte pergunta:
- Será este o 1.º jipe UMM Alter produzido? Ou é um dos primeiros jipes UMM Alter produzido?
Já li algures que o 1.º UMM Alter produzido seria o que aparece num panfleto antigo... Nesse panfleto não aparece o símbolo com a torre, mas sim o antigo logótipo com a letras UMM dos tempos do Cournil...

O mais curioso é que na votação em que perguntávamos de que marca seria o emblema em questão, 12 dos leitores que participaram na votação disseram que seria do UMM.
A outra opção mais votada (mas com o mesmo número de votos) era a marca "Castelo e Irmão", que foi inventada com o objectivo de influenciar os leitores...
Arrisco a dizer que este símbolo é desconhecido da esmagadora maioria dos entusiastas da marca, pelo que pergunto:
- Como é que adivinharam?
- Foi pela inclinação do emblema? Ou pelo vermelho característico dos UMM?

Deixem comentários!

1 comentário

ivan frois disse...

O volante saiu em muitos Alter I, uns traziam o tradicional MOMO de 3 braços, alguns vinham com este volante.Ao cento trzia simbolo UMM em vez do Peugeot.

O simbolo nunca tinha visto. O tecto duplo vê-se muito em viaturas da GNR.

Cummprimentos
Ivan Frois

Enviar um comentário