
Na revista Turbo n.º 38, datada de Novembro de 1984 foram publicadas fotos do novo UMM, que se designava de Alter.
As fotografias foram tiradas no Salão de Paris e à partida não teriam nada de especial.
Mas não é bem assim...
Depois de uma análise mais detalhada, surgem uma série de aspectos que tornam este exemplar especial.
O primeiro aspecto prende-se com o símbolo colocado no capot - aparentemente uma torre estilizada de um castelo antigo (um dia abordaremos mais detalhadamente este pormenor).

Mas há mais pormenores... Aqui ficam alguns (deixem comentário com outros que observem):
- O tecto é duplo (como já aqui mostrámos);
- Só há duas escovas para limpar o vidro da frente;
- O volante não era da Momo.

Pelo exposto, surge a seguinte pergunta:
- Será este o 1.º jipe UMM Alter produzido? Ou é um dos primeiros jipes UMM Alter produzido?
Já li algures que o 1.º UMM Alter produzido seria o que aparece num panfleto antigo... Nesse panfleto não aparece o símbolo com a torre, mas sim o antigo logótipo com a letras UMM dos tempos do Cournil...

O mais curioso é que na votação em que perguntávamos de que marca seria o emblema em questão, 12 dos leitores que participaram na votação disseram que seria do UMM.
A outra opção mais votada (mas com o mesmo número de votos) era a marca "Castelo e Irmão", que foi inventada com o objectivo de influenciar os leitores...
Arrisco a dizer que este símbolo é desconhecido da esmagadora maioria dos entusiastas da marca, pelo que pergunto:
- Como é que adivinharam?
- Foi pela inclinação do emblema? Ou pelo vermelho característico dos UMM?

Deixem comentários!
1 comentário
O volante saiu em muitos Alter I, uns traziam o tradicional MOMO de 3 braços, alguns vinham com este volante.Ao cento trzia simbolo UMM em vez do Peugeot.
O simbolo nunca tinha visto. O tecto duplo vê-se muito em viaturas da GNR.
Cummprimentos
Ivan Frois