A apresentar mensagens correspondentes à consulta ciclomotor antigo Famel ordenadas por relevância. Ordenar por data Mostrar todas as mensagens
A apresentar mensagens correspondentes à consulta ciclomotor antigo Famel ordenadas por relevância. Ordenar por data Mostrar todas as mensagens

2018/10/22

Imagem antiga Famel com motor Famel de 2 1/4 cv. - 12.º aniversário Rodas de Viriato


Hoje completam-se 12 anos de Rodas de Viriato, com publicações todos os dias!
É assim amigos!
O Rodas de Viriato chegou aos 12 anos de idade e hoje é dia de festa!
E como acontece em algumas festas de aniversário, em que o aniversariante bebe uns copos de álcool a mais, faz figuras tristes e diz coisas insignificantes da sua vida, também nós aproveitamos para fazer figuras tristes nesta data. Afinal hoje tudo nos é permitido!
Chegamos a esta bela idade e sentimos a obrigação de sermos maiores de idade.
Sim, ao longo destes 12 anos de trabalho diário tentámos seguir (alguns) princípios como:
- Publicar material novo, tentado sempre acrescentar algo ao que já existe na Internet.
- Respeitar o leitor, partindo do princípio de que é um ser inteligente e com sentido crítico.
- Proporcionar livre acesso a informações, imagens e documentos.
- Dar o melhor de nós mesmos, mesmo que isso implique deixar os interesses pessoais para trás.
- (...)

Mas.. E, como dizia o outro, há sempre um mas... E é por isso que divulgamos esta imagem cheia de referências ao blogue Rodas de Viriato, por cima de uma fotografia de um ciclomotor antigo Famel, com motor Famel de 2 1/4 cv de potência, de fabrico inteiramente nacional (muito provavelmente uma versão do motor Pachancho, produzido por encomenda para a Famel). Temos de nos fazer um homem de barba rija.
E isto acontece porque vemos as nossas imagens a serem usadas por todo o lado (sinal de que somos bons no que fazemos!), mas sem que haja qualquer respeito pelo que pedimos, a quem precisar das imagens:
"Na Internet ou noutro meio digital, incluir referência à fonte "Rodas de Viriato" e um link para o blogue".
E o pior é que quando abordamos quem usa as imagens (muitas vezes cortando ou apagando a referência "Rodas de Viriato"), somos mal recebidos. Ou então somos tratados como se nós é que estivéssemos a agir mal, muitas vezes com um tom de que estamos a chatear.
E muitas vezes esta situação passa-se com pessoas ligadas ao mundo dos veículos antigos (e que usam as imagens para lucro próprio), ou ligadas ao mundo da criatividade / direitos de autor (que ironicamente ficam possessos quando alguém usa algo criado por si!). Será que a sua visão tão larga, não percebe que se o Rodas de Viriato conseguir fazer melhor o seu trabalho, só têm a ganhar com isso?

Agora pergunta-se: o que é que se faz?
Uma das soluções é os homens de bem que por ai há, quando percebem que alguém usa uma foto de outro, faz uma chamada de atenção à pessoa. Sendo um acto socialmente reprovado, serão menos os que o fazem.
Outra solução é passarmos a ter as imagens deste blogue cheias de referências, como a que hoje divulgamos, e quem dela precisar terá de pagar uma notinha de 50 euros (éramos para pedir 10 euros, mas caímos em nós a tempo, e pensámos à homem, à valente - daqueles que conseguem ir a algum lado na vida...) e a imagem poderá ser vendida sem ter tanto espaço ocupado pelo crédito do local onde foi publicada.
É só escolherem o que preferem.

Com a sorte que temos, durante a comemoração deste 12.º aniversário do Rodas de Viriato, achamos que ainda vamos ter o presente de algum artista, que vai editar a imagem digitalmente, perdendo umas 5 horas de trabalho (que têm um custo de 80 euros), só para não ter de pedir a foto original... Desculpem, só para não ter de pagar pela imagem (fod*-**, ainda não nos habituámos à ideia de cobrar pelas coisas!) para depois usarem de modo a ganhar dinheiro.

A terminar:
Obrigado a todos aqueles(as) que ajudaram a que chegássemos aqui. O futuro será melhor e com fotos cheias de referências.
Entretanto apareçam na comemoração dos 12 anos do RDV!
É verdade, a fotografia da Famel, com motor famel, foi publicada em 1955!

Continue lendo...

2015/02/04

Ciclomotor antigo Oriental com motor Zebra


Quem acompanha o Rodas de Viriato sabe que gostamos de investigar e divulgar o nosso passado, especialmente quando não há muitas informações disponíveis.

Sabemos que a Internet pode facilitar esse trabalho, ao mesmo tempo que pode ajudar quem por aqui passa em busca de informações ou procurando saber mais sobre o veículo que está a restaurar ou a recuperar.

Gostamos especialmente do período do início dos anos 50 do século passado, em que surgiu a indústria nacional de ciclomotores, por esse motivo já fizemos um exposição no Classic' Auto, em Caldas da Rainha sobre esta temática.

Uma das características desta época, é a grande diversidade de modelos construídos, a par da grande diversidade de motores usados. Se os Cucciolo são os mais conhecidos, outros houve como o Lutz, o Alpino, o Mosquito... Não esquecendo os nacionais Famel, Pachancho e Alma.

Mas há outros sobre os quais pairam algumas dúvidas sobre a sua utilização em montagens nacionais, especialmente aos motores Ardito, Villiers, Express e nos Pirotta.

Uma marca de motores sobre a qual já não há muitas dúvidas de que foram usados em montagens nacionais é a Zebra.

Dizem que é uma marca de motores italiana e no caso deste ciclomotor é uma montagem de marca Oriental, feita por um garagista da época na zona de Lisboa, que também fazia montagem de bicicletas.

É datado de 1950 e foi registado na câmara de Torres Vedras.

Quando foi comprado, foi usado como transporte particular de um senhor, que entretanto morreu há sensivelmente 50 anos, não tendo sido mexido desde então.

No ano passado, em Fevereiro de 2014, o actual proprietário (Nuno Ramos - a quem agradecemos as fotos e as informações) foi buscá-lo a uma quinta da localidade onde vivia e depois de limpar o carburador, colocou-o a trabalhar com a vela que tinha, só sendo necessário colocar gasolina nova.

O ciclomotor foi encontrado sem roda da frente, pois devem de a ter usado para fazer uma roldana para tirar água de algum poço...
Já o que vemos do ciclomotor só existe porque foi salvo de ir para o ferro-velho por Nuno Ramos, que gosta muito deste tipo de relíquias.

O pneu da roda de trás tem a medida 26 x 1 3/8, os aros são da marca Hermet, o carburador é um Dellorto T1 10, o veio da pedaleira tem gravada a marca Magistral.

Entretanto foi iniciado o restauro, havendo já uma roda da frente que foi muito difícil de arranjar. Ainda faltam algumas peças, pelo que quem puder ajudar neste aspecto ou fornecendo mais informações sobre as montagens Zebra, queira fazer o favor de deixar um comentário.

Continue lendo...

2015/09/13

Ciclomotor Vilar Pachancho - Automobilia da Moita 2015 (2/2)


E assim concluímos a apresentação do ciclomotor Vilar Pachancho que esteve à venda na última edição da Automobilia Ibérica da Moita (2015).

No motor existia o emblema da Pachancho da bola flamejante, com a letra "P" no interior. Passados cerca de 60 anos estes pormenores são especiais e únicos.

Tal como acontece com os pneus que eram de fabrico nacional, de marca Escol, montados em roda 24.

Mais concretamente em roda 24 x 1 3/4 x 2. A mesma medida de um pneu de marca Famel que já aqui mostrámos!.

Outro pormenor curioso deste ciclomotor antigo era que as mudanças eram de punho, mas com tirantes. Na fotografia seguinte pode-se ver a ligação junto da manete e do punho...

Tirantes que entretanto se prolongavam até uma zona de articulação localizada no quadro, que por sua vez ia até ao motor, permitindo engrenar a mudança. Tudo isto sem prejudicar o virar do guiador!

Outro componente de fabrico nacional, mas que não será original, é o selim, que é de marca Cruzador.

Numa observação mais detalhada, facilmente se constatava o que foi afirmado anteriormente, pois na borracha também diz Sachs Motor.

O farolim era de marca Soubitez.

Terminamos com o sistema de tirantes que permitia travar a roda de trás, como já acontecia na Vilar Cucciolo MT 50 que já aqui mostrámos.

Continue lendo...

2013/11/05

Pneu antigo Bufalo Ciclo Motor da CNP roda 23 x 2


Com a nossa divulgação de marcas e modelos de pneus de fabrico nacional, começa a ser difícil não se conseguir identificar um pneu que esteja montado num ciclomotor que aguarda restauro

E mais fácil ainda é conseguir um destes pneus antigos, mas que nunca foram usados.
Basta usarem o e-mail do Rodas de Viriato e rapidamente sabem com o que podem contar.

Este pneu é da CNP e trata-se de um Bufalo Ciclo Motor para roda 23 x 2.

Se não é igual ao que estava montado na Famel Alpino que aqui mostrámos, será muito parecido!

Tem o piso listado, sendo ideal para a roda da frente.

Muito provavelmente poderão ver este e outros pneus para ciclomotor na exposição "Início da indústria de ciclomotores em Portugal", no próximo fim-de-semana!

Continue lendo...

2012/04/03

III Encontro de Ciclomotores de Serpa


Dia 29 de Abril é a data escolhida pelo Clube XF-17 de Serpa para a realização do III Encontro de Ciclomotores de Serpa.
O evento tem início previsto para as 9 horas no restaurante Arrozinho de Feijão.
Para além do passeio, haverá gincana e concurso para:
- o ciclomotor mais original;
- o ciclomotor mais antigo com livrete;
- a melhor Famel XF 17
- a melhor motorizada modificada.
Mais informações via telemóvel (ver cartaz).

Continue lendo...